“Empresa deveria ser chamada de Envergonha a Bahia “
Em tom de indignação, o deputado federal Leur Lomanto Jr (União Brasil), voltou a defender o encerramento do contrato da concessionária Via Bahia, responsável pelas BRs-324 e 116 no estado. Leur Jr. também endossou o pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) voltada a investigar a atuação da empresa. A avaliação é de que a Via Bahia não cumpriu os itens do contrato, como as obras de infraestrutura e que também não vem dando a manutenção correta, visto a má qualidade das rodovias, com a presença de buracos, ondulações e pontos de alagamento, entre outros aspectos que se tornaram queixas frequentes entre os motoristas.
“Já são 14 anos de sofrimento da população baiana com essa empresa que deveria ser chamada de enrola Bahia ou envergonha a Bahia. Desde o meu mandato como deputado estadual que venho cobrando melhorias. Em 2021, estive com o então ministro Tarcísio Freitas (Infraestrutura e Transportes) e ele confessou que a Via Bahia era a pior concessionária do Brasil. Existiam outras com problemas, mas não superaram a Via Bahia, que naquela época tinha arrecadado 90% das receitas previstas no plano de negócio e executado somente 30% dos investimentos. Não há outro caminho a não ser encerrar o contrato com essa empresa. Eu volto a fazer um apelo ao Governo Federal para que tome a iniciativa correta que é a de retirar a Via Bahia”, reiterou.
Leur Jr disse que a população baiana não aguenta mais os maus serviços prestados pela empresa. “É preciso que todos deputados federais conheçam o que está acontecendo na Bahia. Vamos conversar com todos que têm interesse e com o presidente, deputado Arthur Lira para viabilizarmos essa CPI para que possamos apurar o que está acontecendo de fato com a Via Bahia. Precisamos resolver esse grave problema”, afirmou.
Assessoria de imprensa -Deputado federal Leur Lomanto Jr