Agenda da Indústria em Eunápolis reuniu 70 empresários da região

Por Marcelo oXarope
21/02/2024

Publicado em -

oXarope1220224noiticia1-1

Carlos Henrique Passos participou de encontros com empresários em Eunápolis e na sexta-feira inaugura unidade em Teixeira de Freitas

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, participou, nesta quarta-feira, 21.02, da Agenda da Indústria FIEB, no município de Eunápolis, a 648 km de Salvador.  Para uma plateia de cerca de 70 empresários e representantes de empresas industriais de Eunápolis, e outros municípios circunvizinhos, ele apresentou os serviços que a organização, por meio do SESI, SENAI, IEL e Cimatec, disponibiliza para apoiar o desenvolvimento das indústrias da região.

Ao falar do papel do Sistema FIEB e da sua atuação voltada a apoiar a elevação da competitividade do setor industrial, Carlos Henrique ressaltou que a agenda de interiorização é uma das prioridades. “Precisamos estar mais próximos das indústrias no interior do estado e também oferecer, dentro das nossas condições, serviços que as apoiem e as estimulem”.

Durante o evento, também foi apresentado o programa Brasil Mais Produtivo, uma parceria do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio com SENAI, Sebrae, dentre outros. O programa é focado no atendimento às micro, pequenas e médias empresas e pode ser acessado no site brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br.

O diretor de sustentabilidade e relações corporativas da Veracel, Luiz Tápia, ressaltou que a empresa já tem parceria com o Sistema FIEB há alguns anos e os resultados têm sido excelentes. Um deles é o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), desenvolvido pelo IEL, que tem apoiado no desenvolvimento de fornecedores locais para dar suporte à planta da empresa em Eunápolis. “Um parceiro do porte do Sistema FIEB consegue agregar valor ao território onde estamos localizados e os nossos serviços crescem juntos”, disse.

Além do encontro com empresários, realizado no Hotel Porto Nápolis, o presidente da FIEB também participa de visitas a empresas da região e de encontros com lideranças políticas.
O desenvolvimento das indústrias do interior do estado, especialmente as de micro e pequeno portes, é um dos pilares da atuação do Sistema FIEB. “O grande desafio para a indústria é melhorar a sua competitividade. E isso passa pela formação e qualificação de pessoas, além da capacitação e desenvolvimento empresarial. Nossas entidades estão preparadas para oferecer tudo isso”, acrescenta o presidente da FIEB.

REUNIÃO DO COMEX


A programação na região também incluiu a realização do primeiro encontro do ano do Conselho de Comércio Exterior da FIEB (Comex), que reuniu os seus integrantes em uma visita à empresa Veracel, em Eunápolis, a 648 km de Salvador, no dia 21 de fevereiro.
Na pauta, o plano de logística da Veracel na região em parceria com o governo do estado, a apresentação do PAC, PPP e PPI sobre investimentos na Bahia, os investimentos em infraestrutura para o sul da Bahia,  o status da instalação da Zona de Processamento de Exportação de Ilhéus e a revitalização do Porto de Ilhéus.
O diretor industrial da Veracel, Ari Medeiros, vice-presidente do Comex, foi anfitrião desse encontro, que teve ainda a participação do presidente do Comex, Wilson Andrade, e do presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos.

ESTÁGIO E QUALIFICAÇÃO EMPRESARIAL

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia) tem uma atuação no extremo-sul do estado com programas de intermediação de estágio, jovens aprendizes, o Inova Talentos e o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), este último, voltado para o encadeamento empresarial. A entidade está presente nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas e Eunápolis.

Dentre os destaques da região, o IEL aponta a realização do PQF e do programa Inova Talentos com a Veracel Celulose, que tem atualmente um aluno bolsista inscrito. O Inova Talentos é um programa de concessão de bolsas para técnicos, graduandos, mestres e doutores, com o objetivo de desenvolver projetos inovadores nas empresas.  

O Programa de Qualificação de Fornecedores da Veracel envolve cinco empresas dos municípios de Eunápolis e região circunvizinha. A metodologia envolve avaliação, capacitação e geração de negócios. As ações tiveram início em outubro de 2023 e prosseguirá até março de 2024.  A proposta é desenvolver empresas, apoiar diretamente o aperfeiçoamento dos modelos de gestão, contribuindo para melhoria na prestação de serviços, bem como o aumento da sua competitividade.

SESI E SENAI
Presentes em Eunápolis e com atendimento em toda a região, as unidades do SESI e do SENAI Bahia têm uma atuação voltada para as empresas e trabalhadores da indústria. O SENAI atua principalmente com a oferta de Cursos de Aprendizagem Industrial Básico para as empresas da região, além de cursos sob demanda.


É o caso da Veracel, com a qual o SENAI tem parceria para oferta de cursos de qualificação dos trabalhadores da empresa na área de celulose ou a Naturaves, para a qual ministra curso de Eletromecânica, além da mineradora Columbia.  
Já o SESI tem um trabalho voltado para a área de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Em 2023, em Eunápolis e municípios vizinhos, o SESI prestou serviços a 54 empresas, totalizando 3.756 trabalhadores atendidos ao longo de 2023.

NÚCLEO DE SERVIÇOS FIEB/SEBRAE

O Núcleo de Serviços FIEB-SEBRAE e Sindicatos tem ampliado a oferta de serviços e soluções para as micro, pequenas e médias empresas fora do eixo da capital. Em 2023, foram realizados 218 atendimentos, sendo beneficiadas 123 indústrias, em especial, as de micro e pequeno portes.
Presente em 10 municípios baianos, a iniciativa é uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA). Dentre os serviços ofertados pelo núcleo: a regularização e licenciamento ambiental, internacionalização, associativismo e acesso a crédito.
Em Teixeira de Freitas e extremo-sul do estado, as atividades do núcleo se consolidou em 2023, sendo a regional que mais realizou operações de crédito na Bahia em 2023. Foram 97 operações que resultaram na liberação de quase R$ 10 milhões para capital de giro e investimentos para empresas de Teixeira de Freitas, Medeiros Neto, Vereda, Itanhém, Itamaraju e Nova Viçosa.


A equipe do Núcleo de Serviços atua na orientação e identificação da linha de crédito que melhor se encaixa ao perfil e necessidade das empresas, faz a interlocução junto às instituições financeiras parceiras, além de acompanhar o processo do início ao fim.
No aspecto ambiental e defesa de interesses, o Núcleo de Serviços da FIEB participa na região do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu, atuando na defesa de interesses das indústrias da região.


Na regional do extremo-sul, também foram mobilizadas empresas para participação nos cursos de licenciamento ambiental, gestão financeira, mentorias para exportação e mobilização de projetos para o FIEB Indústria Sustentável.

TEIXEIRA DE FREITAS


Nesta sexta-feira, dia 23.2, a programação será em Teixeira de Freitas, onde, além de uma Agenda da Indústria FIEB com empresários locais, será inaugurada a Unidade Integrada Max Feffer, a 12º do Sistema FIEB

SOBRE O SISTEMA FIEB

Sob a liderança da FIEB, o Sistema Indústria na Bahia é formado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pelo Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB). Todas essas entidades formam o SISTEMA FIEB, atuando conjuntamente e de maneira integrada, disponibilizando serviços em áreas relevantes para a sociedade, como educação, saúde, lazer, qualificação profissional, informação especializada, desenvolvimento e inovação tecnológica.  A FIEB é uma das 27 federações que integram a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade nacional representativa do setor industrial brasileiro.

fotos: Urbino Brito/Coperphoto/Sistema FIEB

1678540344banner-970x90-bello.png

Mais recentes

SENAI Bahia prorroga inscrições para bolsas em cursos técnicos até 9 de janeiro

O SENAI Bahia estendeu o prazo de inscrições para bolsas de estudos gratuitas do Processo Seletivo 2025.1…

Confira o horário de atendimento da Hemoba no período natalino

No período natalino, a Fundação Hemoba atenderá os doadores de sangue, na capital e no interior, nos…

Proporção de acesso a serviços de saneamento e coleta de lixo na Bahia apresenta queda entre 2022 e 2023

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo IBGE, revelou que a Bahia teve…

FASB lança Relatório de Impacto em seu 4º evento “Conexão em Rede”

Como sabemos que o compartilhamento de histórias de impacto pode inspirar e aspirar oportunidades, temos o prazer…

Inauguração do Atakarejo impulsionou economia e desenvolvimento em Porto Seguro

Porto Seguro deu um passo importante para o fortalecimento de sua economia com a manifestação do Atakarejo…

Agenda da Indústria em Eunápolis reuniu 70 empresários da região

Por Marcelo oXarope
21/02/2024 - 23h17 - Atualizado 28 de fevereiro de 2024

Publicado em -

oXarope1220224noiticia1-1

Carlos Henrique Passos participou de encontros com empresários em Eunápolis e na sexta-feira inaugura unidade em Teixeira de Freitas

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, participou, nesta quarta-feira, 21.02, da Agenda da Indústria FIEB, no município de Eunápolis, a 648 km de Salvador.  Para uma plateia de cerca de 70 empresários e representantes de empresas industriais de Eunápolis, e outros municípios circunvizinhos, ele apresentou os serviços que a organização, por meio do SESI, SENAI, IEL e Cimatec, disponibiliza para apoiar o desenvolvimento das indústrias da região.

Ao falar do papel do Sistema FIEB e da sua atuação voltada a apoiar a elevação da competitividade do setor industrial, Carlos Henrique ressaltou que a agenda de interiorização é uma das prioridades. “Precisamos estar mais próximos das indústrias no interior do estado e também oferecer, dentro das nossas condições, serviços que as apoiem e as estimulem”.

Durante o evento, também foi apresentado o programa Brasil Mais Produtivo, uma parceria do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio com SENAI, Sebrae, dentre outros. O programa é focado no atendimento às micro, pequenas e médias empresas e pode ser acessado no site brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br.

O diretor de sustentabilidade e relações corporativas da Veracel, Luiz Tápia, ressaltou que a empresa já tem parceria com o Sistema FIEB há alguns anos e os resultados têm sido excelentes. Um deles é o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), desenvolvido pelo IEL, que tem apoiado no desenvolvimento de fornecedores locais para dar suporte à planta da empresa em Eunápolis. “Um parceiro do porte do Sistema FIEB consegue agregar valor ao território onde estamos localizados e os nossos serviços crescem juntos”, disse.

Além do encontro com empresários, realizado no Hotel Porto Nápolis, o presidente da FIEB também participa de visitas a empresas da região e de encontros com lideranças políticas.
O desenvolvimento das indústrias do interior do estado, especialmente as de micro e pequeno portes, é um dos pilares da atuação do Sistema FIEB. “O grande desafio para a indústria é melhorar a sua competitividade. E isso passa pela formação e qualificação de pessoas, além da capacitação e desenvolvimento empresarial. Nossas entidades estão preparadas para oferecer tudo isso”, acrescenta o presidente da FIEB.

REUNIÃO DO COMEX


A programação na região também incluiu a realização do primeiro encontro do ano do Conselho de Comércio Exterior da FIEB (Comex), que reuniu os seus integrantes em uma visita à empresa Veracel, em Eunápolis, a 648 km de Salvador, no dia 21 de fevereiro.
Na pauta, o plano de logística da Veracel na região em parceria com o governo do estado, a apresentação do PAC, PPP e PPI sobre investimentos na Bahia, os investimentos em infraestrutura para o sul da Bahia,  o status da instalação da Zona de Processamento de Exportação de Ilhéus e a revitalização do Porto de Ilhéus.
O diretor industrial da Veracel, Ari Medeiros, vice-presidente do Comex, foi anfitrião desse encontro, que teve ainda a participação do presidente do Comex, Wilson Andrade, e do presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos.

ESTÁGIO E QUALIFICAÇÃO EMPRESARIAL

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia) tem uma atuação no extremo-sul do estado com programas de intermediação de estágio, jovens aprendizes, o Inova Talentos e o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), este último, voltado para o encadeamento empresarial. A entidade está presente nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas e Eunápolis.

Dentre os destaques da região, o IEL aponta a realização do PQF e do programa Inova Talentos com a Veracel Celulose, que tem atualmente um aluno bolsista inscrito. O Inova Talentos é um programa de concessão de bolsas para técnicos, graduandos, mestres e doutores, com o objetivo de desenvolver projetos inovadores nas empresas.  

O Programa de Qualificação de Fornecedores da Veracel envolve cinco empresas dos municípios de Eunápolis e região circunvizinha. A metodologia envolve avaliação, capacitação e geração de negócios. As ações tiveram início em outubro de 2023 e prosseguirá até março de 2024.  A proposta é desenvolver empresas, apoiar diretamente o aperfeiçoamento dos modelos de gestão, contribuindo para melhoria na prestação de serviços, bem como o aumento da sua competitividade.

SESI E SENAI
Presentes em Eunápolis e com atendimento em toda a região, as unidades do SESI e do SENAI Bahia têm uma atuação voltada para as empresas e trabalhadores da indústria. O SENAI atua principalmente com a oferta de Cursos de Aprendizagem Industrial Básico para as empresas da região, além de cursos sob demanda.


É o caso da Veracel, com a qual o SENAI tem parceria para oferta de cursos de qualificação dos trabalhadores da empresa na área de celulose ou a Naturaves, para a qual ministra curso de Eletromecânica, além da mineradora Columbia.  
Já o SESI tem um trabalho voltado para a área de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Em 2023, em Eunápolis e municípios vizinhos, o SESI prestou serviços a 54 empresas, totalizando 3.756 trabalhadores atendidos ao longo de 2023.

NÚCLEO DE SERVIÇOS FIEB/SEBRAE

O Núcleo de Serviços FIEB-SEBRAE e Sindicatos tem ampliado a oferta de serviços e soluções para as micro, pequenas e médias empresas fora do eixo da capital. Em 2023, foram realizados 218 atendimentos, sendo beneficiadas 123 indústrias, em especial, as de micro e pequeno portes.
Presente em 10 municípios baianos, a iniciativa é uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA). Dentre os serviços ofertados pelo núcleo: a regularização e licenciamento ambiental, internacionalização, associativismo e acesso a crédito.
Em Teixeira de Freitas e extremo-sul do estado, as atividades do núcleo se consolidou em 2023, sendo a regional que mais realizou operações de crédito na Bahia em 2023. Foram 97 operações que resultaram na liberação de quase R$ 10 milhões para capital de giro e investimentos para empresas de Teixeira de Freitas, Medeiros Neto, Vereda, Itanhém, Itamaraju e Nova Viçosa.


A equipe do Núcleo de Serviços atua na orientação e identificação da linha de crédito que melhor se encaixa ao perfil e necessidade das empresas, faz a interlocução junto às instituições financeiras parceiras, além de acompanhar o processo do início ao fim.
No aspecto ambiental e defesa de interesses, o Núcleo de Serviços da FIEB participa na região do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu, atuando na defesa de interesses das indústrias da região.


Na regional do extremo-sul, também foram mobilizadas empresas para participação nos cursos de licenciamento ambiental, gestão financeira, mentorias para exportação e mobilização de projetos para o FIEB Indústria Sustentável.

TEIXEIRA DE FREITAS


Nesta sexta-feira, dia 23.2, a programação será em Teixeira de Freitas, onde, além de uma Agenda da Indústria FIEB com empresários locais, será inaugurada a Unidade Integrada Max Feffer, a 12º do Sistema FIEB

SOBRE O SISTEMA FIEB

Sob a liderança da FIEB, o Sistema Indústria na Bahia é formado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pelo Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB). Todas essas entidades formam o SISTEMA FIEB, atuando conjuntamente e de maneira integrada, disponibilizando serviços em áreas relevantes para a sociedade, como educação, saúde, lazer, qualificação profissional, informação especializada, desenvolvimento e inovação tecnológica.  A FIEB é uma das 27 federações que integram a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade nacional representativa do setor industrial brasileiro.

fotos: Urbino Brito/Coperphoto/Sistema FIEB

1

Mais recentes

SENAI Bahia prorroga inscrições para bolsas em cursos técnicos até 9 de janeiro

O SENAI Bahia estendeu o prazo de inscrições para bolsas de estudos gratuitas do Processo Seletivo 2025.1 até o dia 9 de janeiro de 2025….

Confira o horário de atendimento da Hemoba no período natalino

No período natalino, a Fundação Hemoba atenderá os doadores de sangue, na capital e no interior, nos dias 23 e 24 de dezembro. No dia…

Proporção de acesso a serviços de saneamento e coleta de lixo na Bahia apresenta queda entre 2022 e 2023

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo IBGE, revelou que a Bahia teve uma redução significativa no acesso aos serviços básicos…

FASB lança Relatório de Impacto em seu 4º evento “Conexão em Rede”

Como sabemos que o compartilhamento de histórias de impacto pode inspirar e aspirar oportunidades, temos o prazer de compartilhar o relatório “FASB Crescendo a partir…

Inauguração do Atakarejo impulsionou economia e desenvolvimento em Porto Seguro

Porto Seguro deu um passo importante para o fortalecimento de sua economia com a manifestação do Atakarejo nesta quinta-feira (19). O novo supermercado atacado-varejista chega…

Na Bahia, TAP celebra marca histórica de 2 milhões de passageiros em voos entre Brasil e Portugal

Quarta-feira, 18 de dezembro de 2024, 20h30. No aeroporto de Salvador, é aberto o check-in do voo da TAP para Lisboa (Portugal). Os passageiros são…

Porto Seguro: verão começa com Réveillons e festas inesquecíveis para 2025

Porto Seguro, na Bahia, confirma seu lugar entre os destinos mais badalados do verão brasileiro, oferecendo uma programação repleta de festas, música e comemorações que…

Projeto de Lei da deputada estadual Cláudia Oliveira em defesa das baianas é aprovado

Na última sessão do ano na Assembleia Legislativa da Bahia, realizada ontem, os deputados aprovaram o Projeto de Lei nº 24.840/2023, de autoria da deputada…

Urbanização dos indígenas avança na Bahia, mas desafios persistem

O Censo Demográfico 2022 trouxe novos e reveladores dados sobre a população indígena na Bahia, destacando mudanças expressivas no perfil dessa população e os desafios…

Neoenergia Coelba intensifica investimentos no Extremo Sul da Bahia para o Verão 2025

Planejamento foca nas localidades com maior afluxo de pessoas para festas de fim de ano, festas populares, veraneio e turismo. Além das obras de prevenção,…

Justiça suspende privatização da Água em Eunápolis por irregularidades no processo

Tribunal atendeu recurso da Embasa e apontou falhas na licitação conduzida pela prefeita Cordélia Torres

Robério Oliveira e Pastor Bené são diplomados prefeito e vice de Eunápolis

O prefeito eleito Robério Oliveira e o vice-prefeito Pastor Bené foram oficialmente diplomados nesta terça-feira (17) pela Justiça Eleitoral de Eunápolis. A cerimônia, realizada no…

Saúde – Vigilância Sanitária realiza Palestras de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para Vendedores Ambulantes

A Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está promovendo palestras de capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos para…

Ministério da Saúde credencia 145 novas equipes de Saúde da Família na Bahia

O Ministério da Saúde anunciou o credenciamento de 145 novas equipes de Saúde da Família (eSF) na Bahia, como parte de um esforço nacional para…

Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já foi emitida para 17 milhões de brasileiros

A Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está nas mãos de mais de 17 milhões de brasileiros e brasileiras , segundos dados divulgados nesta…

Rolar para cima