Nova unidade do Sistema FIEB é inaugurada em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul

Unidade Integrada Max Feffer é dotada de escola de ensino básico do SESI e de escola técnica do SENAI, além de escritório do IEL e da FIEB  

Por Marcelo oXarope
23/02/2024

Publicado em - -

oXarope36fiesb

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, inaugurou nesta sexta-feira, 23.02, a Unidade Integrada Max Feffer, em Teixeira de Freitas. Trata-se da sétima unidade integrada do Sistema FIEB no interior, que se soma às de Vitória da Conquista, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Juazeiro, Camaçari e Ilhéus.  

Localizada na Avenida São Paulo, nº 558, a Unidade Integrada Max Feffer representa um investimento de R$ 4,6 milhões em obras de construção e requalificação de estruturas existentes. É formada por escola de educação básica do Serviço Social da Indústria (SESI), centro de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), escritório do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e um Núcleo de Serviços da FIEB. O SESI também oferece os serviços de Saúde e Segurança na Indústria (SSI), voltados para empresas e trabalhadores da indústria.

“Estamos inaugurando mais uma unidade integrada do Sistema FIEB para que a gente possa contribuir para o desenvolvimento econômico e social da Bahia. Esta unidade integrada do Sistema FIEB inclui uma escola do SESI de ensino regular, uma escola técnica do SENAI e uma unidade de atendimento do IEL. Todo esse sistema tem uma lógica de constituição, destacou o presidente da FIEB Carlos Henrique Passos.

Convidou todos os industriais a participarem e expressarem suas demandas para que o Sistema Fieb possa oferecer serviços aderentes. “Esperamos contar com este compromisso dos empresários”, disse.

Passos lembro que faz parte do planejamento estratégico da entidade interiorizar os serviços do Sistema FIEB. “A inauguração desta unidade aqui é uma ação prática dessa interiorização. Nossa presença na região do extremo-sul também contribui para fazer chegar àqueles que de fato contribuem para a formação do Sistema Indústria, que são as empresas, os serviços que nós dispomos para promover o desenvolvimento do setor na Bahia”, destacou o presidente Carlos Henrique Passos.

O presidente está em visita à região, acompanhado dos executivos das entidades do Sistema FIEB – SESI, SENAI E IEL – e representantes da diretoria da FIEB. A programação, iniciada com encontro com empresários – Agenda da Indústria – em Eunápolis, no dia 21.2, encerrou com a realização da Agenda da Indústria em Teixeira e a inauguração da unidade Max Feffer. A comitiva também manteve encontros com lideranças políticas e participou de visitas a empresas da região.

Nós estivemos em Eunápolis, reunidos com os empresários locais, tivemos a oportunidade de visitar a Veracel, a Suzano e a Usina Santa Maria e nos reunimos com os empresários de Teixeira. Tudo isso mostra o empreendedorismo dessa região, que é muito forte e que nós precisamos oferecer, através do Sistema FIEB, melhorias para o ambiente industrial, oferecendo capacitação profissional, formação escolar para as famílias dos industriários, mas também discutir com eles o que é que nós podemos buscar, com o apoio de prefeituras, governo estadual, governo federal apoio e infraestrutura para que essas empresas possam se desenvolver”, acrescentou Passos.

PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

O desenvolvimento das indústrias do interior do estado, especialmente as de micro e pequeno portes, é um dos pilares da atuação do Sistema FIEB. Para atingir este objetivo, empresas e comunidade contam com os serviços das entidades do Sistema Indústria – Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e FIEB -, que oferecem formação, qualificação, desenvolvimento de pessoas e empresarial e consultoria técnica especializada em diversas áreas.

“O grande desafio para a indústria é melhorar a sua competitividade. E isso passa pela formação e qualificação de pessoas, além da capacitação e desenvolvimento empresarial. Nossas entidades estão preparadas para oferecer tudo isso. Ao inaugurar esta unidade de Teixeira de Freitas, estamos cumprindo também a nossa promessa de chegar mais perto das pequenas indústrias, principalmente aquelas que estão no interior do estado e não conseguem ter acesso a mecanismos que podem auxiliá-las na alavancagem dos seus negócios”, destaca Carlos Henrique Passos. 

Além de levar para o município e sua microrregião os serviços do Sistema Indústria, a Unidade Integrada Max Feffer também chega com novos conceitos em sustentabilidade. O projeto foi concebido seguindo os parâmetros do Plano de Eficiência Energética do Sistema FIEB, visando a otimização do consumo de energia elétrica, o que inclui a construção de uma usina fotovoltaica com potência de geração de 100 KWp.

NOVA ESCOLA MARCA EXPANSÃO DA REDE DE EDUCAÇÃO DO SESI

A Escola SESI Maria Odília Teixeira é a 12ª unidade de ensino da Rede SESI na Bahia e iniciou as atividades letivas em 2024, oferecendo 260 vagas, do 6º ano do Ensino Fundamental II até a 1ª série do Ensino Médio. 

A implantação da nova escola de Teixeira de Freitas faz parte de um plano de expansão do SESI na área de educação, que prevê dobrar o número de matrículas na rede de 10 mil para 20 mil vagas anuais até 2027. Para isso, além de Teixeira de Freitas, novas escolas serão construídas em cidades como Guanambi, Jequié e Alagoinhas, nos próximos anos. 

O SESI também oferece um programa gratuito e com uma metodologia inovadora para a elevação da escolaridade de pessoas com mais de 18 anos, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em Teixeira de Freitas, no ano de 2023, foram 586 pessoas matriculadas na EJA. São jovens adultos que puderam concluir o Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e o Ensino Médio (1º ao 3º ano).

Durante a inauguração, Glauber Marques da Silva, aluno do 9º ano da escola e o primeiro a se matricular na instituição fez um discurso falando o que motivou ele e sua família a escolherem a escola. Animado com a possibilidade de poder praticar educação tecnológica por meio da robótica educacional, ele falou da sua surpresa ao descobrir a possibilidade de ter contato com as novas tecnologias. “É a primeira escola em que poderei ter contato com uma disciplina tecnológica”, destacou.

“Além de ser uma escola totalmente nova em Texeira, eu e minha família avaliamos que que esta seria uma instituição de futuro e capaz de oferecer oportunidades diferenciadas às crianças e adolescentes”, contou. Diante disso: “me prontifiquei a experimentar novas oportunidades e tomar um novo caminho”, acrescentou.

SEGURANÇA E SAÚDE 

Já na área de Saúde e Segurança na Indústria, 295 empresas das duas regiões foram atendidas, até novembro do ano passado, em serviços como SESI Viva+, saúde ocupacional, treinamentos em Normas Regulamentadoras e palestras em Saúde e Segurança do Trabalho, imunização, higiene ocupacional, entre outros. 

Para 2024, a meta é ampliar o número de empresas atendidas na região em cerca de 10%. O total de trabalhadores e dependentes atendidos, a perspectiva é chegar a 15 mil pessoas em 2024. Em 2023, esse total foi de 13,6 mil.

Em Teixeira de Freitas, o SESI atendeu em SST 4.507 trabalhadores, de 26 empresas, e, em Eunápolis, 3.756 trabalhadores, de 54 empresas.

Na nova unidade do SESI de Teixeira de Freitas, na área de Saúde e Segurança na Indústria, o SESI disponibiliza para as empresas industriais Programas de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho, a exemplo do SESI Viva +, SESI Regulariza, Higiene Ocupacional; Ergonomia e Promoção da Saúde, como imunização, ginástica laboral e apoio na realização das diversas ações nas SIPATs, além de consultoria em Saúde e Segurança no Trabalho (SST).

SENAI OFERECE CAPACITAÇÃO EM DIVERSAS ÁREAS EM TEIXEIRA

O Centro de Formação Profissional do SENAI de Teixeira de Freitas funciona desde 2018 e desde então já capacitou mais de 4.411 alunos. A estrutura passou por requalificação e tem capacidade para três turmas simultâneas, totalizando 90 alunos em cada turno. 

Durante a inauguração, Felipe Costa, aluno do curso de mecânico de máquinas industriais, desenvolvido em parceria com a Suzano, falou da sua experiência de aprendizado. “Aqui no SENAI eu adquiri habilidades práticas altamente valorizadas no mercado de trabalho e conhecimentos específicos. Sou muito grato e estou muito feliz pela oportunidade de hoje”, destacou.

O SENAI BAHIA mantém parcerias com a indústrias locais, como Suzano, Usina Santa Maria, Bahia Etanol, dentre outros.  A unidade oferece cursos nas áreas de Alimentos, Automação, Automotiva, Celulose e Papel, Construção Civil, Elétrica, Equipamentos Móveis Industriais, Gestão em Informática, Madeira e Mobiliário, Manutenção, Meio Ambiente, Química, Refrigeração e Climatização, Segurança e na área Têxtil.

São oferecidos cursos de Qualificação Profissional, que incluem os de curta duração, abertos à comunidade, cursos gratuitos e cursos de Aprendizagem Industrial, para formação de jovens aprendizes. 

Também são oferecidos cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Produção, Mecânico de Máquinas Florestais, Mecânico de Máquinas Industriais, Operador de Máquinas Florestais e Operador de Máquinas Agrícolas. 

QUEM É O HOMENAGEADO

A nova unidade do Sistema FIEB em Teixeira de Freitas ganhou o nome do empresário Max Feffer (1926-2001), em homenagem à família fundadora do Grupo Suzano, empresa produtora de papel e celulose, que tem unidade no extremo-sul baiano, na cidade de Mucuri.

É um reconhecimento ao espírito inovador que foi a marca de Max Feffer, diretor-presidente da companhia, responsável por um dos maiores avanços da indústria de papel e celulose nacional. 

Nascido a 11 de dezembro de 1926, Max Feffer era filho de Leon Feffer, fundador do grupo Suzano. Engenheiro civil diplomado pela Universidade Mackenzie, em 1951, iniciou as pesquisas para a produção de papel usando fibra de eucalipto, árvore de boa adaptação ao clima e ao solo brasileiros.

Com o sucesso das pesquisas, o Brasil deixou de ser importador de papel e passou a exportá-lo, estando hoje entre os dez maiores produtores de papel e celulose no mundo. 

NÚCLEO DE SERVIÇOS FIEB APOIA AS MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS INDUSTRIAIS NA REGIÃO

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) se faz presente no interior por meio do Núcleo de Serviços FIEB-SEBRAE e Sindicatos. Esta iniciativa tem ampliado a oferta de serviços e soluções para as micro, pequenas e médias empresas foram do eixo da capital.

Presente em 10 municípios baianos, a iniciativa é uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA), que busca contribuir para a competitividade das empresas baianas e a melhoria do ambiente de negócios local.

Dentre os serviços ofertados pelo núcleo, incluem a regularização e licenciamento ambiental, internacionalização, associativismo e acesso a crédito.

Em Teixeira de Freitas e extremo-sul do estado, as atividades do núcleo foram iniciadas no segundo semestre de 2022 e se consolidou em 2023, sendo a regional que mais realizou operações de crédito na Bahia em 2023.

Pouco mais de 97 operações que resultaram na liberação de quase R$ 10 milhões para capital de giro e investimentos para empresas de Teixeira de Freitas, Medeiros Neto, Vereda, Itanhém, Itamaraju e Nova Viçosa.

A equipe do Núcleo de Serviços atua na orientação e identificação da linha de crédito que melhor se encaixa ao perfil e necessidade das empresas, faz a interlocução junto às instituições financeiras parceiras, além de acompanhar o processo do início ao fim.

No aspecto ambiental e defesa de interesses, o Núcleo de Serviços da FIEB participa na região do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu, atuando na defesa de interesses das indústrias da região.

Na regional do extremo-sul, também foram mobilizadas empresas para participação nos cursos de licenciamento ambiental, cursos para gestão financeira, mentorias para exportação e mobilização de projetos para o FIEB Indústria Sustentável.

Em 2023, foram realizados 218 atendimentos, sendo beneficiadas 123 indústrias, em especial, as de micro e pequeno porte.

IEL BAHIA REALIZA PROGRAMAS VOLTADOS PARA ESTÁGIO E QUALIFICAÇÃO DE EMPRESAS

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia) tem uma atuação no extremo-sul do estado com programas de intermediação de estágio, jovens aprendizes, o Inova Talentos e o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), este último, voltado para o encadeamento empresarial. A entidade está presente nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas e Eunápolis.

Em 2023, foram 1.670 estudantes atendidos pelo Programa de Estágio e a perspectiva para 2024 é ampliar para mais mil admissões. O Programa Jovem Aprendiz fechou 2023 com 206 aprendizes no curso de Assistente Administrativo em Ilhéus/Itabuna e Teixeira de Freitas e a previsão para 2024 é admitir mais 185 aprendizes.

Dentre os destaques da região, o IEL aponta a realização do PQF e do programa Inova Talentos com a Veracel Celulose, que tem atualmente um aluno bolsista inscrito. O Inova Talentos é um programa de concessão de bolsas para técnicos, graduandos, mestres e doutores, com o objetivo de desenvolver projetos inovadores nas empresas.

O Programa de Qualificação de Fornecedores da Veracel envolve cinco empresas dos municípios de Eunápolis e região circunvizinha. A metodologia envolve avaliação, capacitação e geração de negócios. As ações tiveram início em outubro de 2023 e prosseguirá até março de 2024.  A proposta é desenvolver empresas, apoiar diretamente o aperfeiçoamento dos modelos de gestão, contribuindo para melhoria na prestação de serviços, bem como o aumento da sua competitividade.

SOBRE O SISTEMA FIEB

Sob a liderança da FIEB, o Sistema Indústria na Bahia é formado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pelo Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB). Todas essas entidades formam o SISTEMA FIEB, atuando conjuntamente e de maneira integrada, disponibilizando serviços em áreas relevantes para a sociedade, como educação, saúde, lazer, qualificação profissional, informação especializada, desenvolvimento e inovação tecnológica.  A FIEB é uma das 27 federações que integram a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade nacional representativa do setor industrial brasileiro.

Gerência de Comunicação Integrada Federação das Indústrias do Estado da Bahia – Sistema FIEB

1678540344banner-970x90-bello.png

Mais recentes

STJ decide que brancos não podem ser vítimas de racismo pela cor da pele

Por unanimidade, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o crime de injúria…

Pacto Bahia pela Saúde: Governo do Estado anuncia R$ 2,07 bilhões para fortalecer a saúde nos municípios

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou nesta terça-feira (4), durante o 1º Encontro de Cooperação Bahia Saúde, em…

As lições da primeira guerra comercial entre Trump e China: O que Pequim pode fazer agora?

A recente decisão de Donald Trump de importar uma taxa de 10% sobre todas as exportações chinesas…

Adolfo Menezes reforça compromisso com democracia e justiça social em novo mandato na ALBA

Reeleito nesta segunda-feita, 03/02, para o terceiro mandato como presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o…

Hospital Ramos firma parceria com a Rede Pitágoras para estágio de Medicina

O Hospital Ramos e a Rede Pitágoras assinaram um convênio que possibilitará aos estudantes de Medicina da…

Nova unidade do Sistema FIEB é inaugurada em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul

Unidade Integrada Max Feffer é dotada de escola de ensino básico do SESI e de escola técnica do SENAI, além de escritório do IEL e da FIEB  

Por Marcelo oXarope
23/02/2024 - 22h35 - Atualizado 28 de fevereiro de 2024

Publicado em - -

oXarope36fiesb

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, inaugurou nesta sexta-feira, 23.02, a Unidade Integrada Max Feffer, em Teixeira de Freitas. Trata-se da sétima unidade integrada do Sistema FIEB no interior, que se soma às de Vitória da Conquista, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Juazeiro, Camaçari e Ilhéus.  

Localizada na Avenida São Paulo, nº 558, a Unidade Integrada Max Feffer representa um investimento de R$ 4,6 milhões em obras de construção e requalificação de estruturas existentes. É formada por escola de educação básica do Serviço Social da Indústria (SESI), centro de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), escritório do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e um Núcleo de Serviços da FIEB. O SESI também oferece os serviços de Saúde e Segurança na Indústria (SSI), voltados para empresas e trabalhadores da indústria.

“Estamos inaugurando mais uma unidade integrada do Sistema FIEB para que a gente possa contribuir para o desenvolvimento econômico e social da Bahia. Esta unidade integrada do Sistema FIEB inclui uma escola do SESI de ensino regular, uma escola técnica do SENAI e uma unidade de atendimento do IEL. Todo esse sistema tem uma lógica de constituição, destacou o presidente da FIEB Carlos Henrique Passos.

Convidou todos os industriais a participarem e expressarem suas demandas para que o Sistema Fieb possa oferecer serviços aderentes. “Esperamos contar com este compromisso dos empresários”, disse.

Passos lembro que faz parte do planejamento estratégico da entidade interiorizar os serviços do Sistema FIEB. “A inauguração desta unidade aqui é uma ação prática dessa interiorização. Nossa presença na região do extremo-sul também contribui para fazer chegar àqueles que de fato contribuem para a formação do Sistema Indústria, que são as empresas, os serviços que nós dispomos para promover o desenvolvimento do setor na Bahia”, destacou o presidente Carlos Henrique Passos.

O presidente está em visita à região, acompanhado dos executivos das entidades do Sistema FIEB – SESI, SENAI E IEL – e representantes da diretoria da FIEB. A programação, iniciada com encontro com empresários – Agenda da Indústria – em Eunápolis, no dia 21.2, encerrou com a realização da Agenda da Indústria em Teixeira e a inauguração da unidade Max Feffer. A comitiva também manteve encontros com lideranças políticas e participou de visitas a empresas da região.

Nós estivemos em Eunápolis, reunidos com os empresários locais, tivemos a oportunidade de visitar a Veracel, a Suzano e a Usina Santa Maria e nos reunimos com os empresários de Teixeira. Tudo isso mostra o empreendedorismo dessa região, que é muito forte e que nós precisamos oferecer, através do Sistema FIEB, melhorias para o ambiente industrial, oferecendo capacitação profissional, formação escolar para as famílias dos industriários, mas também discutir com eles o que é que nós podemos buscar, com o apoio de prefeituras, governo estadual, governo federal apoio e infraestrutura para que essas empresas possam se desenvolver”, acrescentou Passos.

PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

O desenvolvimento das indústrias do interior do estado, especialmente as de micro e pequeno portes, é um dos pilares da atuação do Sistema FIEB. Para atingir este objetivo, empresas e comunidade contam com os serviços das entidades do Sistema Indústria – Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e FIEB -, que oferecem formação, qualificação, desenvolvimento de pessoas e empresarial e consultoria técnica especializada em diversas áreas.

“O grande desafio para a indústria é melhorar a sua competitividade. E isso passa pela formação e qualificação de pessoas, além da capacitação e desenvolvimento empresarial. Nossas entidades estão preparadas para oferecer tudo isso. Ao inaugurar esta unidade de Teixeira de Freitas, estamos cumprindo também a nossa promessa de chegar mais perto das pequenas indústrias, principalmente aquelas que estão no interior do estado e não conseguem ter acesso a mecanismos que podem auxiliá-las na alavancagem dos seus negócios”, destaca Carlos Henrique Passos. 

Além de levar para o município e sua microrregião os serviços do Sistema Indústria, a Unidade Integrada Max Feffer também chega com novos conceitos em sustentabilidade. O projeto foi concebido seguindo os parâmetros do Plano de Eficiência Energética do Sistema FIEB, visando a otimização do consumo de energia elétrica, o que inclui a construção de uma usina fotovoltaica com potência de geração de 100 KWp.

NOVA ESCOLA MARCA EXPANSÃO DA REDE DE EDUCAÇÃO DO SESI

A Escola SESI Maria Odília Teixeira é a 12ª unidade de ensino da Rede SESI na Bahia e iniciou as atividades letivas em 2024, oferecendo 260 vagas, do 6º ano do Ensino Fundamental II até a 1ª série do Ensino Médio. 

A implantação da nova escola de Teixeira de Freitas faz parte de um plano de expansão do SESI na área de educação, que prevê dobrar o número de matrículas na rede de 10 mil para 20 mil vagas anuais até 2027. Para isso, além de Teixeira de Freitas, novas escolas serão construídas em cidades como Guanambi, Jequié e Alagoinhas, nos próximos anos. 

O SESI também oferece um programa gratuito e com uma metodologia inovadora para a elevação da escolaridade de pessoas com mais de 18 anos, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em Teixeira de Freitas, no ano de 2023, foram 586 pessoas matriculadas na EJA. São jovens adultos que puderam concluir o Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e o Ensino Médio (1º ao 3º ano).

Durante a inauguração, Glauber Marques da Silva, aluno do 9º ano da escola e o primeiro a se matricular na instituição fez um discurso falando o que motivou ele e sua família a escolherem a escola. Animado com a possibilidade de poder praticar educação tecnológica por meio da robótica educacional, ele falou da sua surpresa ao descobrir a possibilidade de ter contato com as novas tecnologias. “É a primeira escola em que poderei ter contato com uma disciplina tecnológica”, destacou.

“Além de ser uma escola totalmente nova em Texeira, eu e minha família avaliamos que que esta seria uma instituição de futuro e capaz de oferecer oportunidades diferenciadas às crianças e adolescentes”, contou. Diante disso: “me prontifiquei a experimentar novas oportunidades e tomar um novo caminho”, acrescentou.

SEGURANÇA E SAÚDE 

Já na área de Saúde e Segurança na Indústria, 295 empresas das duas regiões foram atendidas, até novembro do ano passado, em serviços como SESI Viva+, saúde ocupacional, treinamentos em Normas Regulamentadoras e palestras em Saúde e Segurança do Trabalho, imunização, higiene ocupacional, entre outros. 

Para 2024, a meta é ampliar o número de empresas atendidas na região em cerca de 10%. O total de trabalhadores e dependentes atendidos, a perspectiva é chegar a 15 mil pessoas em 2024. Em 2023, esse total foi de 13,6 mil.

Em Teixeira de Freitas, o SESI atendeu em SST 4.507 trabalhadores, de 26 empresas, e, em Eunápolis, 3.756 trabalhadores, de 54 empresas.

Na nova unidade do SESI de Teixeira de Freitas, na área de Saúde e Segurança na Indústria, o SESI disponibiliza para as empresas industriais Programas de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho, a exemplo do SESI Viva +, SESI Regulariza, Higiene Ocupacional; Ergonomia e Promoção da Saúde, como imunização, ginástica laboral e apoio na realização das diversas ações nas SIPATs, além de consultoria em Saúde e Segurança no Trabalho (SST).

SENAI OFERECE CAPACITAÇÃO EM DIVERSAS ÁREAS EM TEIXEIRA

O Centro de Formação Profissional do SENAI de Teixeira de Freitas funciona desde 2018 e desde então já capacitou mais de 4.411 alunos. A estrutura passou por requalificação e tem capacidade para três turmas simultâneas, totalizando 90 alunos em cada turno. 

Durante a inauguração, Felipe Costa, aluno do curso de mecânico de máquinas industriais, desenvolvido em parceria com a Suzano, falou da sua experiência de aprendizado. “Aqui no SENAI eu adquiri habilidades práticas altamente valorizadas no mercado de trabalho e conhecimentos específicos. Sou muito grato e estou muito feliz pela oportunidade de hoje”, destacou.

O SENAI BAHIA mantém parcerias com a indústrias locais, como Suzano, Usina Santa Maria, Bahia Etanol, dentre outros.  A unidade oferece cursos nas áreas de Alimentos, Automação, Automotiva, Celulose e Papel, Construção Civil, Elétrica, Equipamentos Móveis Industriais, Gestão em Informática, Madeira e Mobiliário, Manutenção, Meio Ambiente, Química, Refrigeração e Climatização, Segurança e na área Têxtil.

São oferecidos cursos de Qualificação Profissional, que incluem os de curta duração, abertos à comunidade, cursos gratuitos e cursos de Aprendizagem Industrial, para formação de jovens aprendizes. 

Também são oferecidos cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Produção, Mecânico de Máquinas Florestais, Mecânico de Máquinas Industriais, Operador de Máquinas Florestais e Operador de Máquinas Agrícolas. 

QUEM É O HOMENAGEADO

A nova unidade do Sistema FIEB em Teixeira de Freitas ganhou o nome do empresário Max Feffer (1926-2001), em homenagem à família fundadora do Grupo Suzano, empresa produtora de papel e celulose, que tem unidade no extremo-sul baiano, na cidade de Mucuri.

É um reconhecimento ao espírito inovador que foi a marca de Max Feffer, diretor-presidente da companhia, responsável por um dos maiores avanços da indústria de papel e celulose nacional. 

Nascido a 11 de dezembro de 1926, Max Feffer era filho de Leon Feffer, fundador do grupo Suzano. Engenheiro civil diplomado pela Universidade Mackenzie, em 1951, iniciou as pesquisas para a produção de papel usando fibra de eucalipto, árvore de boa adaptação ao clima e ao solo brasileiros.

Com o sucesso das pesquisas, o Brasil deixou de ser importador de papel e passou a exportá-lo, estando hoje entre os dez maiores produtores de papel e celulose no mundo. 

NÚCLEO DE SERVIÇOS FIEB APOIA AS MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS INDUSTRIAIS NA REGIÃO

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) se faz presente no interior por meio do Núcleo de Serviços FIEB-SEBRAE e Sindicatos. Esta iniciativa tem ampliado a oferta de serviços e soluções para as micro, pequenas e médias empresas foram do eixo da capital.

Presente em 10 municípios baianos, a iniciativa é uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA), que busca contribuir para a competitividade das empresas baianas e a melhoria do ambiente de negócios local.

Dentre os serviços ofertados pelo núcleo, incluem a regularização e licenciamento ambiental, internacionalização, associativismo e acesso a crédito.

Em Teixeira de Freitas e extremo-sul do estado, as atividades do núcleo foram iniciadas no segundo semestre de 2022 e se consolidou em 2023, sendo a regional que mais realizou operações de crédito na Bahia em 2023.

Pouco mais de 97 operações que resultaram na liberação de quase R$ 10 milhões para capital de giro e investimentos para empresas de Teixeira de Freitas, Medeiros Neto, Vereda, Itanhém, Itamaraju e Nova Viçosa.

A equipe do Núcleo de Serviços atua na orientação e identificação da linha de crédito que melhor se encaixa ao perfil e necessidade das empresas, faz a interlocução junto às instituições financeiras parceiras, além de acompanhar o processo do início ao fim.

No aspecto ambiental e defesa de interesses, o Núcleo de Serviços da FIEB participa na região do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu, atuando na defesa de interesses das indústrias da região.

Na regional do extremo-sul, também foram mobilizadas empresas para participação nos cursos de licenciamento ambiental, cursos para gestão financeira, mentorias para exportação e mobilização de projetos para o FIEB Indústria Sustentável.

Em 2023, foram realizados 218 atendimentos, sendo beneficiadas 123 indústrias, em especial, as de micro e pequeno porte.

IEL BAHIA REALIZA PROGRAMAS VOLTADOS PARA ESTÁGIO E QUALIFICAÇÃO DE EMPRESAS

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia) tem uma atuação no extremo-sul do estado com programas de intermediação de estágio, jovens aprendizes, o Inova Talentos e o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), este último, voltado para o encadeamento empresarial. A entidade está presente nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas e Eunápolis.

Em 2023, foram 1.670 estudantes atendidos pelo Programa de Estágio e a perspectiva para 2024 é ampliar para mais mil admissões. O Programa Jovem Aprendiz fechou 2023 com 206 aprendizes no curso de Assistente Administrativo em Ilhéus/Itabuna e Teixeira de Freitas e a previsão para 2024 é admitir mais 185 aprendizes.

Dentre os destaques da região, o IEL aponta a realização do PQF e do programa Inova Talentos com a Veracel Celulose, que tem atualmente um aluno bolsista inscrito. O Inova Talentos é um programa de concessão de bolsas para técnicos, graduandos, mestres e doutores, com o objetivo de desenvolver projetos inovadores nas empresas.

O Programa de Qualificação de Fornecedores da Veracel envolve cinco empresas dos municípios de Eunápolis e região circunvizinha. A metodologia envolve avaliação, capacitação e geração de negócios. As ações tiveram início em outubro de 2023 e prosseguirá até março de 2024.  A proposta é desenvolver empresas, apoiar diretamente o aperfeiçoamento dos modelos de gestão, contribuindo para melhoria na prestação de serviços, bem como o aumento da sua competitividade.

SOBRE O SISTEMA FIEB

Sob a liderança da FIEB, o Sistema Indústria na Bahia é formado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pelo Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB). Todas essas entidades formam o SISTEMA FIEB, atuando conjuntamente e de maneira integrada, disponibilizando serviços em áreas relevantes para a sociedade, como educação, saúde, lazer, qualificação profissional, informação especializada, desenvolvimento e inovação tecnológica.  A FIEB é uma das 27 federações que integram a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade nacional representativa do setor industrial brasileiro.

Gerência de Comunicação Integrada Federação das Indústrias do Estado da Bahia – Sistema FIEB

1

Mais recentes

STJ decide que brancos não podem ser vítimas de racismo pela cor da pele

Por unanimidade, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o crime de injúria racial não se aplica a pessoas brancas quando…

Pacto Bahia pela Saúde: Governo do Estado anuncia R$ 2,07 bilhões para fortalecer a saúde nos municípios

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou nesta terça-feira (4), durante o 1º Encontro de Cooperação Bahia Saúde, em Salvador, um pacote de investimentos de R$ 2,07…

As lições da primeira guerra comercial entre Trump e China: O que Pequim pode fazer agora?

A recente decisão de Donald Trump de importar uma taxa de 10% sobre todas as exportações chinesas reacendeu um embate que marcou seu primeiro mandato:…

Adolfo Menezes reforça compromisso com democracia e justiça social em novo mandato na ALBA

Reeleito nesta segunda-feita, 03/02, para o terceiro mandato como presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Adolfo Menezes reafirmou seu compromisso com a…

Hospital Ramos firma parceria com a Rede Pitágoras para estágio de Medicina

O Hospital Ramos e a Rede Pitágoras assinaram um convênio que possibilitará aos estudantes de Medicina da instituição a realização de estágios na unidade hospitalar….

Mais de 40% dos baianos acima de 25 anos não concluíram a educação básica: EJA do SESI pode ser solução

A educação é um dos pilares do desenvolvimento pessoal e profissional, mas na Bahia, mais de 40% da população com 25 anos ou mais ainda…

Primeira etapa do Baiano de Surf 25 ocupa a Praia da Engenhoca neste final de semana

Quase tudo pronto para a buzina da primeira bateria da temporada baiana de surf! A partir desta quinta-feira, dia 6 de fevereiro, atletas de todas…

Após abrir a 10ª edição com sucesso, ParaPraia prossegue sábado e domingo

Sob a benção de Iemanjá, o ParaPraia iniciou com sucesso mais uma temporada de banho assistido para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida, no sábado (01/02) e domingo (02/02), na praia da Bacia…

IEL BA realiza primeira ação de “ambiente de inovação” para a indústria com evento sobre gestão e desenvolvimentos empresarial

Com o objetivo de disseminar a cultura de inovação nas empresas industriais baianas e criar um “ambiente” para troca de ideias, experiências e tendências, o…

Ministério da Saúde entrega 80 novas ambulâncias do Samu na Bahia e amplia investimentos no serviço

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) na Bahia recebeu um reforço significativo na última sexta-feira (31). A ministra da Saúde, Nísia Trindade,…

Rotary Club de Eunápolis empossa novos associados durante visita do governador distrital

O Rotary Club de Eunápolis realizou, na segunda-feira (26), a cerimônia de posse de três novos associados durante a visita oficial do governador do Distrito…

Bahia bate recorde com 58,7 mil contratações do Minha Casa, Minha Vida em 2024

O programa Minha Casa, Minha Vida encerrou 2024 com números expressivos em todo o Brasil, e a Bahia teve um desempenho de destaque. Desde a…

Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado pela segunda vez

O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) foi eleito neste sábado (1º) presidente do Senado Federal para um mandato de dois anos, até fevereiro de 2027….

Com dedicação ao esporte, Cláudio Wella retorna à gestão esportiva de Eunápolis 

Eunápolis ganha um novo reforço na gestão esportiva municipal. Cláudio Wella foi nomeado gestor de esportes da Secretaria de Esportes, sob o comando de Tiago…

Governo do Estado convoca mais 280 candidatos aprovados na seleção de professores da Educação Básica

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) convocou mais 280 candidatos classificados na seleção pública para contratação temporária de pessoal na função de…

Rolar para cima