Em celebração ao seu aniversário de 91 anos, o Instituto de Cegos da Bahia, realizou, no último sábado, 24 de maio, na sua sede, no Barbalho, um mutirão gratuito de Consultas em Oftalmologia para o primeiro atendimento. Na ocasião, cerca de 120 pessoas, com idade entre 18 e 59 anos, foram atendidas. O mutirão teve como foco o diagnóstico precoce e prevenção à cegueira. Sob a direção da oftalmologista e coordenadora médica do ICB, Drª. Fátima Neri, os atendidos tiveram todo o suporte da equipe multidisciplinar do Instituto, que é referência em atendimento oftalmológico e reabilitação visual no estado.
Para a especialista, a prevenção é a chave para manter a saúde ocular em dia. “Com este mutirão, esperamos conscientizar a população sobre a importância de realizar exames regulares e adotar hábitos saudáveis para preservar a visão. A saúde ocular é fundamental para a qualidade de vida, e nosso objetivo é garantir que todos tenham acesso a cuidados oftalmológicos de qualidade”, afirma.
O ICB é uma instituição que, de forma gratuita, realiza a prevenção e o diagnóstico da cegueira e baixa visão, sendo a única da Bahia a oferecer habilitação, reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência visual. Atualmente, realiza mais de 310 mil procedimentos anuais, mas, mesmo assim, não consegue suprir a demanda, onde a espera por atendimento pode chegar a até 03 meses. Para mudar essa realidade e conseguir alcançar um número ainda maior de famílias, o Instituto segue com a campanha de arrecadação para ampliação da sua sede. A sociedade em geral, pessoas físicas e jurídicas, associações e entes públicos podem doar ou adotar um espaço da instituição, contribuindo com sua ampliação. Os interessados em fazer parte dessa rede de solidariedade podem doar acessando o site www.institutodecegosdabahia.org.br/doeagora ou através da chave PIX que é (71) 98817-3193. Para demais esclarecimentos é possível entrar em contato com a equipe do ICB pelo WhatsApp, que é o mesmo número do PIX, através do e-mail: [email protected], ou pela página do instituto no Instagram, @institutodecegosdabahia.