O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes, empossou a secretária nacional de Movimentos Populares do PT, Lucinha do MST, no cargo de deputada estadual em ato que ocorreu no Salão Nobre da Casa. A solenidade ocorreu na manhã desta quarta-feira (31) e reuniu parlamentares, secretários estaduais e lideranças de movimentos sociais.
Filiada ao PT, Lucinha obteve 44.554 votos na eleição de 2022 e ficou na quarta suplência da Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PC do B e PV. Ela foi convocada para assumir uma cadeira no Legislativo baiano em decorrência da licença requerida pela deputada Maria del Carmen pelo prazo de 180 dias para tratamento de saúde.
Durante o ato de posse, o presidente Adolfo Menezes explicou que transferiu a solenidade da Sala da Presidência para o Salão Nobre, para comportar um maior número de pessoas. “É uma honra muito grande dar posse a uma mulher que vem para compor a nossa Assembleia Legislativa”, frisou.
“Esse Salão Nobre está repleto de representatividades daquilo que foi a nossa campanha, feita nos bairros, nas aldeias, nos quilombos, nos assentamentos. A gente ficou na quarta suplência, sendo eu uma pessoa que nunca tinha sido candidata a nada, nem à presidência do meu assentamento, e tive quase 45 mil votos pela Bahia afora. Essa é uma vitória coletiva das nossas pautas, das nossas lutas, das nossas causas”, considerou.
Lucinha ainda destacou o significado da sua posse no Legislativo baiano para os movimentos que representa. “Esse é um momento muito simbólico para os movimentos sociais do campo e também para aqueles das cidades. Com isso, estamos dizendo que nós, povos do campo, da floresta, das cidades, dos guetos e da periferia, estamos chegando na ALBA”, apontou.
Biografia
Lucinha do MST é natural de Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia. Por anos, esteve à frente da direção estadual e nacional do MST. No governo do Estado, ela foi a primeira secretária de Mulheres no governo de Jaques Wagner, e no de Rui Costa, foi secretária de Igualdade Racial. Hoje, é suplente de deputada estadual e secretária Nacional de Movimentos Populares pelo Partido das Trabalhadoras e Trabalhadores.