
Várias comemorações marcaram o aniversário de 525 anos do Brasil em Porto Seguro e na Costa do Descobrimento. No dia 26 de abril, a chegada da cruz presente na Primeira Missa do Brasil foi um dos pontos altos das celebrações. A peregrinação da relíquia original começou por cidades portuguesas e passou por diversos municípios brasileiros, até desembarcar, por volta das 10 horas, no aeroporto de Porto Seguro.

Uma multidão, entre turistas e moradores, acompanhou os eventos com a presença da cruz. Entre as autoridades estavam o bispo diocesano, D. José Edson de Oliveira; o vice-prefeito de Porto Seguro, Paulinho Tôa Tôa; o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar; o prefeito de Cabrália, Girlei Lage.

Para o bispo D. José Edson, o momento é de renovação da fé implantada no Brasil há 525 anos. “Que tenhamos a mesma coragem e alegria dos nossos antecessores e que possamos ver na cruz o grande sinal daquele que nos amou por primeiro. Olhe a cruz e diga: ‘Jesus me ama, ele deu a vida por mim’. E aqui, como o baiano fala, ‘quem gosta torna’. E Jesus gosta tanto de nós que retornou”, disso o bispo, no aeroporto, onde a Orquestra Filarmônica também fez as honras da casa.

Do aeroporto, a cruz, levada pelas autoridades civis e eclesiásticas, seguiu em carro aberto do Corpo de Bombeiros até a Igreja São Sebastião, onde um grande número de fiéis, incluindo as crianças participantes da Primeira Eucaristia, recepcionou a comitiva. Na igreja, o bispo conduziu uma rápida celebração, onde exaltou a cruz que fez parte da celebração da Primeira Missa no Brasil, na praia de Coroa Vermelha. “A cruz é para os cristãos a árvore da vida, o troféu da vitória pascal de Cristo”.

Na parte da tarde, a partir das 13 horas, o cortejo seguiu com a cruz em carreata, percorrendo as principais ruas da cidade em direção ao local onde foi realizada a Primeira Missa, dia 26 de abril de 1.500, na praia de Coroa Vermelha.

Uma multidão participou da celebração, a partir das 16 horas, com a presença de bispos e padres, autoridades, indígenas, moradores e turistas. A comemoração foi encerrada com show da Banda Colo de Deus, na praça do Cruzeiro.








