A voz inconfundível de Márcia Short, conhecida como a diva do samba-reggae, dá o tom da aposta da Banda Mel para o verão e o Carnaval de Salvador. “Olodum Reggae Blues” (Carlinhos Maracanã / Lande Onawale) celebra a tradição dos blocos afro em mais uma homenagem da Mel ao Olodum, ao Pelourinho — berço do samba-reggae —, e ao Axé Music que, em 2025, comemora 40 anos. Ouça: https://open.spotify.com/intl-pt/track/6punxGH5jkZzL78yJcfYW0?si=ecfa1c91dbd84b25.
“Olodum Reggae Blues” faz parte também de outra série de homenagens: as quatro décadas da Banda Mel, em 2024, quando o grupo retornou ao cenário musical com os dois vocalistas que fizeram parte da mais duradoura e exitosa formação, nos anos 90: Márcia Short e Robson Morais. A dupla é a responsável por imortalizar clássicos da música brasileira, que permanecem hinos do Carnaval de Salvador e do verão no país: “Baianidade Nagô”, “Prefixo de Verão” e “Crença e Fé”.
“Olodum Reggae Blues é uma música que me emocionou assim que tive contato com ela, pois honra o legado da Banda Mel, dos blocos afro da Bahia, do Olodum, de Neguinho do Samba. Poder gravá-la em um momento tão especial da nossa história é um presente que a música da Bahia continua a nos dar”, comenta Márcia.
A canção faz parte da primeira parte do audiovisual que o grupo lançou comemorando os 40 anos, gravado na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador — assista aqui — além de estar sendo apresentada por Márcia Short nos shows e participações nos tradicionais “ensaios de Verão”, que os artistas baianos realizam na estação como aquecimento para o Carnaval.