Servidores de diversas secretarias do Governo do Estado participaram de uma capacitação sobre a utilização de Business Intelligence (BI) na plataforma ba.gov.br, realizada nesta quinta-feira (31) na sede da Prodeb. A reunião teve como objetivo alinhar a aplicação de dados para aprimorar a gestão pública e aumentar a eficiência dos serviços prestados à população. Através do BI, o Governo pretende avançar na criação de uma cultura Data Driven, que melhore a assertividade e a proatividade nas decisões que impactam diretamente a vida dos cidadãos baianos.
Diretor de Transformação Digital da Saeb, Igor Takenami enfatizou como a gestão integrada de dados é um dos pilares essenciais para o sucesso da transformação digital. “A transformação digital exige que saibamos como usar e gerenciar dados, tornando o serviço mais confiável e efetivo. Com uma governança sólida, esses dados passam a gerar informações valiosas que fundamentam a tomada de decisão em várias áreas”, afirmou Takenami. Ele destacou ainda que, nos próximos anos, a expectativa é de uma estrutura integrada que facilite o uso dos dados, aprimorando a análise de cenários e decisões em tempo real. “A proposta é unir todos os órgãos através de uma ‘malha de dados’, com segurança e governança, consolidando uma cultura onde os dados sustentem políticas públicas e decisões mais acertadas.”
Para o diretor-executivo da Prodeb, José Rebouças, a capacitação contínua dos servidores é um dos principais fatores para modernizar a administração pública e responder de forma ágil às demandas sociais. “Capacitar servidores para entenderem a importância dos dados é um dos pilares deste projeto. Não se trata apenas de reunir informações, mas de conseguir que esses dados realmente tragam ganhos de eficiência e precisão para o Estado”, explicou Rebouças. Ele reforçou que a criação de uma cultura de gestão de dados deve ser constante: “É preciso criar uma cultura onde a atualização de conhecimento seja frequente, pois a tecnologia de tratamento de dados avança rapidamente. É nosso papel educar e evoluir essa estrutura, tornando-a mais eficaz para atender às necessidades da Bahia.”
Integração de dados e governança
Coordenador-executivo de Mídias Digitais da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), Glauber Morais reforçou que o trabalho de integração entre diferentes secretarias é determinante para o sucesso da plataforma ba.gov.br. “A plataforma completou um ano de implementação e, desde o início, por meio do comitê gestor, somamos esforços com a Prodeb e a Saeb para tornar o ba.gov.br uma referência em serviços digitais para o cidadão. Isso inclui, por exemplo, o desenvolvimento de novos serviços, como a integração de sites do governo na plataforma”, disse Morais. Ele também observou que a criação de uma cultura de gestão de dados é fundamental: “Queremos que os servidores tenham autonomia para usar ferramentas de análise de dados, oferecendo serviços mais ágeis e com melhor comunicação das ações governamentais.”
Segundo Glauber, com um conjunto robusto de serviços, a plataforma ba.gov.br centraliza e facilita o acesso do cidadão aos serviços governamentais, que estão em constante expansão. Atualmente, entre os serviços mais acessados, destacam-se o “Obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico”, com cerca de sete milhões de acessos, seguido pelo serviço de “Consultar Emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, com 3,2 milhões, e a “Solicitação de Carteira de Identidade – 2ª e demais vias”, com 3,1 milhões. Já entre os serviços mais recentes, estão disponíveis o “Planejar Aposentadoria e Reserva – Videoatendimento” e a “Solicitação da Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA)”.
Capacitação e benefícios para o cidadão
O coordenador de dados da Prodeb, Grimaldo Oliveira, também ressaltou a importância da alfabetização de dados na plataforma ba.gov.br, que permite aos gestores analisar e aprimorar os serviços oferecidos ao cidadão. “É fundamental que os servidores conheçam as demandas e os problemas nos serviços que oferecem, realizando ajustes e adequações necessárias. Isso impacta diretamente na vida do cidadão, permitindo, por exemplo, a criação de postos de atendimento específicos e a melhora na eficiência de um serviço”, afirmou Oliveira. Segundo ele, a plataforma já possui uma quantidade significativa de dados: “O ba.gov.br está evoluindo, mas queremos ampliar o uso desses dados para que eles sirvam como base de decisões estratégicas no dia a dia de cada órgão.”
Já o gerente de Transformação Digital da Saeb, Anderson Barbosa, pontuou que a alfabetização de dados, promovida nas capacitações, é essencial para a transformação dos serviços públicos. “Esses treinamentos permitem que cada órgão avalie seus serviços quanto à eficiência e desempenho, além de verificar se estão gerando valor para o cidadão”, explicou Barbosa. Ele destacou que os dados analisados facilitarão a identificação de pontos de melhoria: “Queremos que os gestores consigam aplicar esses insights de forma prática, otimizando o backoffice e a usabilidade do serviço público para que a população tenha acesso a serviços mais intuitivos e eficazes”, concluiu.
Repórter: Raul Rodrigues/GOVBA