A saúde dos povos indígenas é pauta na Assembleia Legislativa. A deputada Cláudia Oliveira (PSD) apresentou indicação solicitando a construção e ampliação dos postos de saúde das comunidades indígenas Pataxó das Aldeias, Meio da Mata, Pé do Monte, Boca da Mata, Aldeia Velha e Aldeia Juerana.
“É um fato que o acesso às políticas públicas ainda é um problema dentro das comunidades indígenas no Brasil. Na Bahia, a maioria das aldeias ainda não possuem um posto médico que atenda suas necessidades de saúde e, os existentes, ficam distantes das comunidades, tornando o suporte médico inalcançável”, disse a deputada.
A Bahia possui 134 localidades indígenas em 39 municípios da Bahia, totalizando cerca de 229 mil indígenas no Estado, é o segundo ente federativo com maior população indígena do Brasil. Grande parte das comunidades estão localizadas no Extremo Sul. Inclusive das aldeias citadas na indicação, Meio da Mata, Pé do Monte, Boca da Mata, Aldeia Velha e Aldeia Juerana possuem, aproximadamente, cerca de 5 mil famílias residentes.
“Além da presença dos médicos e técnicos dentro das aldeias, é necessário também que se tenha um espaço de acolhida dos pacientes, digno de um atendimento humanizado para todos”, disse Cláudia Oliveira.
Informações: Ascom – Cláudia Oliveira