O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) apresentam a programação da 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA). Neste ano, o evento será realizado de 7 a 10 de outubro de 2024 no Centro de Convenções de Salvador e terá como foco central a inovação e o papel estratégico desses profissionais na construção de um futuro sustentável. A programação está disponível no site www.soea.org.br, onde também podem ser realizadas as inscrições.
A escolha de Salvador como sede ressalta a importância da região Nordeste no cenário nacional, destacando também os desafios e as oportunidades específicas da Bahia. “Este evento proporciona uma oportunidade ímpar para a comunidade de profissionais da Bahia se conectar com as últimas tendências e tecnologias. Estamos comprometidos em promover debates construtivos sobre como podemos contribuir para o desenvolvimento sustentável, enfrentando os desafios atuais e nos preparando para os futuros”, ressalta Joseval Carqueija, presidente do Crea-BA.
A abertura oficial do evento será realizada no dia 7 de outubro, às 19h, no Auditório Chapada Diamantina, com uma palestra magna conduzida por profissionais renomados e abordará os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento sustentável no Brasil. No dia seguinte, o mesmo auditório vai receber a Cerimônia de Abertura Solene e Láurea ao Mérito 2024, das 9h às 12h, marcando o início de uma série de painéis temáticos, sessões técnicas e debates que explorarão as últimas tendências tecnológicas e questões regionais, destacando a relevância de Salvador e do Nordeste no cenário nacional.
Ainda no dia 8, o Auditório Recôncavo Baiano receberá a sessão “Veículos Elétricos: Tecnologia, Sustentabilidade e Mobilidade,” das 14h às 16h. A sessão abordará temas como desafios e oportunidades na eletrificação de frotas e o carregamento de veículos elétricos em condomínios, com especialistas renomados para discutir o futuro da mobilidade sustentável no estado. Enquanto isso, no mesmo horário, o Auditório Cânions do São Francisco, será palco para a sessão “Portos e Ferrovias X Logística,” que abordará a integração dos modais de transporte e sua importância para o desenvolvimento econômico do estado, com palestrantes especialistas na área de logística e infraestrutura.
A grade de palestras do evento conta com especialistas que vão abordar prevenção de desastres, descarbonização biocombustíveis, reuso da água, cidades inteligentes e as mudanças climáticas, logística e transporte como fator de desenvolvimento nacional, novo marco do saneamento, gestão territorial de bacias hidrográficas, licenciamento ambiental, riscos geoecológicos e o futuro das cidades, inteligência artificial, segurança e saúde do trabalhador, dentre uma série de palestras em três dias de evento.