Os “Sabores do Sertão ao Mar” foram o destaque do Festival na Praça, realizado nos dias 26 e 27 de outubro, na bela Cumuruxatiba. Parte da 18ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Prado, o evento contou com uma programação variada que envolveu toda a comunidade. A Feira da Economia Criativa e a Feira da Agricultura Familiar proporcionaram aos visitantes uma experiência única, combinando sabores, música e tradições.
O Festival na Praça teve a participação de artesãos locais, que exibiram suas criações em uma feira repleta de arte e cultura. As apresentações culturais destacaram a riqueza das tradições regionais, incluindo a participação especial de representantes de povos originários, que compartilharam saberes ancestrais e manifestações artísticas autênticas. Os visitantes também puderam degustar mini porções dos pratos inscritos no Festival de Prado.
Taisa Cancela, gestora de projetos do Sebrae, e um dos organizadores do evento, destacou o grande sucesso da festividade, que deixou um gostinho de “quero mais” entre organizadores, empresários e visitantes. “O tema ‘Sabores do Sertão ao Mar’ teve como objetivo impulsionar o desenvolvimento do turismo e da gastronomia local, além de mostrar a diversidade de sabores e saberes em harmonia com práticas sustentáveis”, afirmou.
“Foi um momento de fortalecimento das tradições locais, valorizando histórias inspiradoras que permeiam cada prato apresentado, apoiando os produtores e artesãos do município e emocionando-se com as grandiosas apresentações culturais preparadas com carinho”, completou Taisa.
A secretária Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Iracema Ribeiro Lourenço de Carvalho, ressaltou que o Festival na Praça em Cumuruxatiba foi uma imersão nos sabores, sons e culturas que tornam a Bahia um lugar tão especial. “O evento se destacou pelo compromisso com a sustentabilidade, incentivando práticas ecoeficientes e o uso de produtos biodegradáveis, alinhando-se ao propósito de promover um turismo consciente e responsável”.
O Festival na Praça foi uma oportunidade única para valorizar a cultura e a gastronomia local, promovendo não apenas o turismo, mas também a sustentabilidade e o desenvolvimento social. “Cumuruxatiba é um lugar especial, com uma rica tradição que vai do sertão ao mar. Queremos que os visitantes vivenciem essa diversidade de sabores e saberes em harmonia com práticas sustentáveis”, concluiu.
O 18º Festival Gastronômico e Cultural de Prado foi realizado pelo Sebrae, Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais (APRHOPE), Associação Comercial, Industrial e Serviços de Alcobaça (ACISA), Prefeitura Municipal de Prado e Abrasel Costa do Descobrimento. O evento contou com a correalização do Senac, apoio da Câmara de Turismo da Costa das Baleias e Bahia Pesca, além de importantes patrocinadores entre o empresariado da região.
Por: Letícia Avelar