Neste domingo (27) se celebra o Dia Nacional do Corretor de Imóveis. Para seguir a profissão é imprescindível a formação em Transações Imobiliárias (curso técnico) ou Negócios Imobiliários (curso superior). Na Bahia, são 17.950 profissionais ativos e cadastrados no Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 9ª região, o CRECI-BA. De acordo com dados da entidade, há uma média de 500 novos corretores de imóveis ativos por ano, se analisados dados da última década.
Somente este ano, 1.171 novos profissionais se inscreveram no CRECI-BA até o último dia 24 de agosto. “Graças ao bom desempenho dos corretores de imóveis, muitas são as pessoas que já realizaram o sonho de aquisição da casa própria ou do seu estabelecimento comercial. Compete ao corretor exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária” ressalta Nilson Araújo, presidente do CRECI-BA e conselheiro federal do COFECI, entidade nacional de representação da categoria.
Do total de corretores de imóveis na Bahia, 11.363 são homens, 6.587 são mulheres e 1.413 são empresas do setor. Cerca de 25% possuem mais de 59 anos; 14% entre 44 e 48; grupos com idades entre 54 a 58, 39 a 43 e 49 a 53 representam 13% da categoria no estado, cada; 11% entre 34 e 38 anos; 6% entre 29 e 33 anos; 4% entre 24 a 28 anos; e somente 1% entre 19 e 23 anos.
Para desempenhar sua profissão, o corretor de imóveis precisa adotar alguns procedimentos. Além de reunir informações detalhadas, combinar preço, examinar documentação, agendar visitas e orientar os clientes, o profissional precisa se manter atualizado com relação ao perfil do mercado imobiliário.
Pensando nisso, o CRECI-BAHIA promove esta semana o Seminário Imobiliário, com o tema “Construindo o Futuro: Tecnológico, Inovador, Disruptivo”. O evento será realizado nestas quinta (31) e sexta-feiras (1º), no Centro de Eventos do SENAI CIMATEC, no bairro de Piatã, em Salvador. A programação vai reunir uma série de especialistas nas áreas de comunicação digital e mercado da capital baiana e de outras regiões do país. As inscrições estão abertas no link http://www.creciba.gov.br/proximos_eventos/seminario2023/.
Sobre o CRECI-BA
O Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) é um órgão de fiscalização da profissão, criado em 1962 pela necessidade de organizar a categoria e impedir o mau exercício da atividade profissional. Juridicamente, a entidade representa uma autarquia corporativa, isto é, uma organização criada pelo Estado, mas que dispõe de certa autonomia para dirigir uma série de funções ou serviços de interesse coletivo.
Mesmo com capacidade de autogestão, as autarquias pertencem ao Estado e estão sujeitas à fiscalização por parte do Tribunal de Contas da União, sendo que a anuidade cobrada de seus membros é um tributo federal. Em abril de 2022, o CRECI-BA inaugurou uma nova sede, no Parque Bela Vista, que se destaca entre uma das melhores sedes do conselho de classe do país.
No estado, são 12 delegacias (escritórios) do CRECI-BA em cidades estratégicas do interior: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Barreiras, Itabuna, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Ilhéus, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Lauro de Freitas e Luís Eduardo Magalhães.
Informações: Vítor DUO