Com a participação expressiva de lideranças, incluindo superintendentes da Secretaria Municipal de Assistência Social, profissionais de vários setores da Prefeitura de Porto Seguro e da comunidade ligada à causa, foi realizado na noite de 22/10, no Centro de Cultura, o 1º Encontro da comunidade LGBTQIAPN+. Durante o evento, estiveram na pauta diversos aspectos dos avanços e desafios da pasta no município, com foco na criação do novo Conselho Municipal da Diversidade.
Na abertura do evento foi apresentado o filme “Me fiz poesia”, produzido pela artista e mestranda em Artes pela UFSB, Ariel dos Santos Vieira. Entre os avanços e projetos em andamento destacados por Alan Cardoso, gerente da pasta da Diversidade da Secretaria de Assistência Social e conhecido como Aisha Pink, estão a gratuidade na retificação de nome e gênero através da prefeitura; atendimento básico e prioritário para as necessidades de saúde das pessoas trans; capacitação no setor de turismo para atendimento a essas pessoas e a preparação para o II Fórum LGBT.
A tônica do encontro foi a necessidade de união das pessoas ligadas à causa e a importância da conscientização da população em geral sobre as necessidades específicas da comunidade LGBTQIAPN+ e do atendimento humanizado a essas pessoas, fazendo de Porto Seguro uma referência no setor. Segundo a psicóloga, psicanalista e professora Pérola, existem 122 procedimentos ofertados pelos SUS para as pessoas trans, transgênero e transexuais que poderão ser melhor aproveitados.
Foi destacada ainda a aprovação, por unanimidade, do projeto de lei que cria o Conselho da Diversidade, que estava parado há oito anos na Câmara Municipal. Para dar andamento à implantação do conselho, foi criada uma comissão, que tratará ainda de outros temas como a violência contra as pessoas trans e a capacitação de profissionais para atuação no Ambulatório Trans, que irá oferecer serviços como consultas médicas com especialistas, atendimento psicológico, assistência social, exames, entre outros.
Por: Ascom Pref. Porto Seguro