Estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA Campus Ilhéus, Iago Alves Dias, de 15 anos, do Curso Integrado (médio + técnico) de Informática, participou de processo seletivo nacional para ingresso no programa Jovem Talento Tech, um programa de aceleração do desenvolvimento de jovens de excelência e com altíssimo interesse em tecnologia, sendo uma porta de entrada para desenvolver habilidades essenciais e conhecimentos avançados, possibilitando se destacar na indústria tecnológica, além de possibilitar contato com uma rede extraordinária de profissionais.
O programa teve duas etapas: análise de currículo e entrevista em grupo. O perfil buscado foi jovens do 9º do fundamental ao 3º ano do ensino médio de todo o Brasil que buscam novas oportunidades de excelência para se aprimorar em tecnologia, com desejo de inovar e causar impacto no Brasil através da tecnologia. Critérios como rendimento acadêmico de excelência, proatividade para se desenvolver em programação, interesse em tecnologia, inglês e matemática foram essenciais durante a seleção. Participaram da primeira etapa, mais de 700 jovens do Brasil inteiro, sendo selecionados 60 alunos para entrevista em grupo, dos quais 30 foram classificados.
Iago já vem se destacando com medalhas de Olimpíadas do conhecimento como OBA, MOBFOG, OBMEP, ONEE, OLIMAT, do Bicentenário da Independência e outras, chegando a ser ouro nacional na OBMEP em 2023. Além de gostar muito de estudar, Iago tem facilidade em aprender assuntos de ciências exatas e da natureza, além de programação de computadores. De forma autodidata, aprendeu inglês, japonês, russo e alemão, contribuindo na aprendizagem das linguagens de programação.
“Nós como pais, estamos sempre estimulando e orientando a empolgação dele pelos estudos, para que ele também tenha momentos de lazer e socialização. Ficamos muito felizes em saber que ele começou a colher os frutos dos seus esforços, já tendo sido monitor na área de matemática. Atualmente ele é bolsista de Iniciação Científica Júnior do CNPq, pela OBMEP e foi selecionado para esse programa de Jovem Talento Tech que envolve aulas e mentorias na área de tecnologia e programação. Esperamos que ele possa inspirar outros jovens a seguir o mesmo caminho”, relatam Débora Alves dos Santos e Cícero de Mattos Dias, pais de Iago.
Para o coordenador do Curso Técnico em Informática do IFBA Campus Ilhéus, Professor Dr. Romeu Viana, é um orgulho ter o estudante Iago na comunidade acadêmica, ser selecionado e fazer parte do programa, que visa equipar estudantes talentosos com habilidades essenciais e conhecimentos avançados para uma carreira de sucesso no setor tecnológico. “Ter o Iago em nosso quadro estudantil reflete a importância da nossa instituição perante a sociedade do sul da Bahia, pois ainda somos referência para estudantes com habilidades e competências extraordinárias. Estamos orgulhosos dos feitos do Iago e cientes que temos a grande missão de manter elevada a qualidade do ensino ofertado para que sigamos abrindo portas e atraindo as mentes brilhantes”, afirma o coordenador.
ASCOM/IFBA/ILHÉUS