Além de Ilhéus, o evento também será realizado em Vitória da Conquista, Feira de Santana, Alagoinhas e em Teixeira de Freitas
A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), com o apoio do SEBRAE, realizou nesta quarta-feira, 18.9, em Ilhéus, o evento Reforma Tributária e o Impacto no Simples, com a participação de Cinthia Freitas, Relações Institucionais da FIEB, e Daniel Castillo, especialista em Direito Tributário e Conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF).
O evento faz parte de uma série de encontros que a FIEB está realizando em toda a Bahia e que visa abordar a situação das empresas incluídas no Simples Nacional. O Simples reúne o maior ecossistema de empresas do Brasil que, sozinhas, respondem por 50% dos empregos gerados no país.
Daniel Castillo, que também é conselheiro do Conselhos de Assuntos Tributários da FIEB (Caft/FIEB), explicou que as empresas do Simples precisam avaliar as possibilidades de planejamento tributário neste novo contexto da implantação da Reforma Tributária. “A Reforma traz novidades para o Regime Unificado do Simples Nacional e as empresas vão precisar ficar mais atentas, dada a possibilidade de opção de recolhimento dos tributos que foram criados – IVA Dual, CBS ou IBS – por dentro ou por fora do sistema”, explica o especialista. Castillo explica que as empresas do Simples já serão afetadas pelas novas regras a partir de 2027.
Em Ilhéus, o encontro foi realizado na Unidade Integrada SESI-SENAI-IEL e reuniu 60 empresários e contadores da região.
Ascom Sistema FIEB