Para marcar o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado neste mês, e reforçar o estoque do Estado, principalmente dos tipos O positivo e O negativo, o ônibus de coleta da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) estará, na próxima semana, no Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, que fica no bairro do Cabula, em Salvador. A unidade móvel vai realizar coletas de sangue e cadastro de medula óssea de doadores voluntários, na próxima segunda (11) e terça-feira (12), das 8h às 17h.
Colaboradores, pacientes, visitantes e população apta em geral podem doar, precisando levar apenas RG ou outro documento oficial com foto. Não é necessário fazer agendamento – o atendimento será feito por ordem de chegada. O doador precisa estar bem alimentado e em boas condições de saúde, sem sintomas virais.
Já para o cadastro de medula óssea, é necessário que o voluntário tenha entre 18 e 35 anos de idade, esteja em bom estado de saúde e não esteja acometido por doença infecciosa ou incapacitante e não apresente doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados coletados serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).
A ação do Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, em parceria com o Hemoba visa reforçar os estoques, além de sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares. Isso porque uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas. “Precisamos nos preparar, especialmente porque o final do ano é um período em que há um aumento significativo da demanda em decorrência de situações de urgência e emergência, além de uma diminuição das doações devido aos feriados prolongados”, alerta o médico Roger Monteiro, diretor da unidade.
Requisitos para a doação de sangue:
- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar acima de 50 kg;
- Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional;
- Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal e maiores de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos.
Roger Monteiro: diretor médico do Hospital Ortopédico do Estado da Bahia – CRM: 44203 – RQE: 16204