O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, que é gerido pelo Einstein, realizará, no próximo sábado (21), das 7h às 13h, um mutirão de consultas ambulatoriais para crianças e adolescentes. Cento e dez pacientes vindos de todas as regiões do Estado e de cidades como Vitória da Conquista, Seabra, Senhor do Bonfim e Porto Seguro estão sendo convocados, de acordo com a ordem na regulação, para os atendimentos.
Farão parte da iniciativa 22 especialistas em coluna e ortopedia geral, além de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, técnicos e biomédicos. O objetivo é a diminuição do tempo para acesso às consultas na especialidade, através do Sistema Único de Saúde do Estado.
Para ser inscrito na regulação e ser convocado para mutirões como esse, o paciente precisa passar por uma consulta em uma unidade básica de saúde do SUS, que pode ser um posto de saúde ou uma policlínica. Sendo identificada a necessidade de tratamento especializado com um ortopedista, a própria unidade, a Prefeitura-Bairro ou a Secretaria de Saúde do município cadastra o paciente no Sistema de Regulação Ambulatorial – o SRA. Após esse processo, basta aguardar o chamado do hospital.
Em 6 meses de funcionamento, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia chegou ao marco de mais de 3.000 mil cirurgias e 719 atendimentos pediátricos. “Essa é uma especialidade com uma demanda reprimida importante. Por isso, ao realizar mutirões como esse, nosso objetivo é agilizar o atendimento e, consequentemente, o diagnóstico e tratamento dos pacientes, visando melhorar sua qualidade de vida”, destaca Roger Monteiro, diretor do Hospital Ortopédico do Estado da Bahia. “Aos poucos, vamos diminuindo o tempo de espera com encaminhamentos das consultas e exames complementares e, se necessário, indicação para procedimentos cirúrgicos”, completa.
Sobre o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia
Inaugurado em 04 de março de 2024, o Hospital Ortopédico do Estado, unidade do Governo do Estado da Bahia gerida pelo Einstein, tem estrutura montada para ser o maior hospital estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Localizado no bairro do Cabula, em Salvador, oferece serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados, referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência, e pelo Sistema de Regulação Ambulatorial em casos eletivos.
A unidade conta com 212 leitos e está equipada com a mais moderna tecnologia para diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina esportiva. Além de 13 salas cirúrgicas, o hospital possui ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x e uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.
O Hospital Ortopédico do Estado é a primeira unidade hospitalar administrada pelo Einstein na região Nordeste. Fundado em 1955, o Einstein é uma sociedade civil sem fins lucrativos dedicada à assistência à saúde, ensino, pesquisa e inovação e responsabilidade social, e trabalha para melhorar a equidade da saúde no país.