Uma pesquisa eleitoral registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a corrida para a Prefeitura de Belmonte confirma a ampla liderança do candidato Iêdo Elias. O levantamento, realizado pela empresa Séculus Análise entre os dias 11 e 12 de setembro, ouviu 500 eleitores nas localidades da Sede, Santa Maria Eterna, Barrolândia e Boca do Córrego. Registrada sob o número 08214/2024 no TSE, a pesquisa conta com um nível de confiança de 95%.
Na pesquisa espontânea, que mede a intenção de voto sem a apresentação de nomes, Iêdo Elias aparece com 41,80% da preferência dos eleitores. Flavielle de Sá, a segunda colocada, tem 7,80%, seguida por Paulinho de Papau com 2,40%. Outros candidatos como Alex Santos (Servo do Deus Vivo) e Alice Britto obtiveram 0,20% e 0,40%, respectivamente. Além disso, Bebeto Gama aparece com 1% das intenções de voto. Um número significativo de eleitores, 37%, não soube ou preferiu não responder, enquanto 9,40% indicaram não ter candidato ou votar nulo.
Quando os eleitores foram apresentados aos nomes dos candidatos oficialmente concorrendo, Iêdo Elias ampliou sua vantagem, alcançando 55% das intenções de voto. Flavielle de Sá permaneceu em segundo lugar com 13,60%, enquanto Paulinho de Papau se manteve com 6,40%. Entre os eleitores, 5,80% afirmaram votar nulo ou em nenhum dos candidatos, e 17,60% não quiseram opinar.
Com essa liderança folgada, Iêdo Elias desponta como o grande favorito na corrida pela Prefeitura de Belmonte.