O vereador Jorge Maécio (PP) agradeceu ao empresário Ronaldo Carletto e ao atual deputado federal, Neto Carletto, os esforços de ambos para tornar realidade a Casa de Parto Natural em Eunápolis, inaugurada pela municipalidade no último dia 31 de janeiro. Ele lamentou que o nome do ex-deputado Ronaldo Carletto sequer tenha sido citado pela gestão.
“Era uma demanda importante do ponto de vista da saúde das mulheres”, destaca Jorge Maécio. Ele também destacou que “a casa de parto é uma bandeira de Ronaldo e do seu grupo político. Ela é também é uma bandeira dos trabalhadores da saúde.” Lembrou.
As Casas de Parto são locais destinados a prestar um atendimento humanizado e de qualidade, exclusivamente ao parto normal, e que funcionam integradas a um hospital, porém, fora dele, e de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde,
O parlamentar fez questão de ler, na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 1º de fevereiro, ofício do ex-deputado Ronaldo Carletto (Avante) dirigido ao então ministro da Saúde, Gilberto Occhi, de 06 de junho de 2018, solicitando o empenho da emenda parlamentar número 13879.3640001/177-005 no valor de R$ 690 mil para construção do equipamento.
E explicou, ao final que “a casa de parto precisa ser relacionada a uma maternidade, porque ela não trata de casos graves, de gestação de risco, de complicação. Ela cuidará de partos que sejam sem riscos”, explicou Jorge Maécio salientando que precisamos requalificar o Hospital Regional.
A parlamentar ressaltou, que a partir do momento que a mulher durante o parto tiver algum risco, ou ocorrer alguma complicação, essa mulher precisa automaticamente ser levada para a maternidade. Com no máximo 200 metros de distância do local, conforme recomenda a Nota Técnica do Ministério da Saúde.
Veja o site OXAROPE.COM também no TikTok (oxaropecom), no Instagram (@oxaropecom), no Facebook (oxaropecom), no Twitter (oxaropecom) e no Threads (oxaropecom)