O Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, anunciou nesta quinta-feira (5), a contratação de 2.617 unidades habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Com um investimento de R$ 410,6 milhões , viabilizado pelo Fundo de Arrendamento Residencial, as moradias serão destinadas a áreas urbanas de 10 estados, beneficiando milhares de famílias brasileiras.
Habitações com estrutura completa
As unidades habitacionais, que variam entre casas terreas de 40 m² e apartamentos com varanda de 41,5 m² , serão construídas em regiões urbanas consolidadas ou em expansão. Os futuros moradores terão acesso a:
- Rede elétrica e saneamento básico ;
- Educação e saúde pública ;
- Comércio e transporte coletivo .
Municípios contemplados
Os estados beneficiados e o número de unidades habitacionais (UHs) em cada município são:
- AC : Rio Branco – 192 UHs
- BA : Nova Viçosa – 100 HUs; Serra do Ramalho – 60 UHs
- GO : Novo Gama – 143 UHs
- MA : São José de Ribamar – 224 UHs
- MG : Divinópolis – 320 UHs
- PA : Castanhal – 500 UHs
- PI : Floriano – 150 UHs
- RJ : Japeri – 160 UHs; Nova Iguaçu – 192 UHs
- SC : Itajaí – 176 UHs
- SP : Santo André – 400 UHs
Compromisso com a habitação
As autorizações fazem parte do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que visa acelerar a construção de moradias em todo o Brasil, priorizando regiões com maior demanda por habitação. Segundo o ministro das Cidades, Jader Filho , as obras não apenas promovem moradia digna, mas também impulsionam o desenvolvimento econômico local, gerando empregos e movimentando o setor da construção civil.
O programa segue reafirmando o compromisso do Governo Federal em reduzir o déficit habitacional no Brasil e promover a qualidade de vida para milhares de famílias.