Porto Seguro teve uma representação estratégica em Salvador, nesta segunda-feira (28/10), em eventos voltados ao crescimento e expansão do turismo no estado da Bahia e no Brasil. Pela manhã, a Secretaria de Turismo do Estado e a Embratur organizaram uma apresentação detalhada dos números de turismo em 2024, com destaque para os avanços na infraestrutura, aumento de voos e fluxo turístico, tanto nacional quanto internacional, incluindo Porto Seguro como um destino de alta relevância. A Embratur também compartilhou seus índices e planejamentos estratégicos voltados para a promoção do turismo nacional e expansão da visibilidade internacional do Brasil.
À tarde, um segundo evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacellar, e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que, junto à Vinci Airports, anunciou oficialmente o voo inaugural Salvador-Paris-Salvador. Este primeiro voo direto da Air France vindo de Paris, marca o início da nova rota entre as duas cidades. O Airbus A350, que aterrissou por volta das 16h30, trouxe aproximadamente 350 passageiros, simbolizando nova fase para o turismo baiano e conectando Salvador a mais de 160 destinos globais. A moderna aeronave utilizada conta com três classes de serviço, representa um marco importante para o turismo baiano, abrindo caminho para uma conectividade internacional mais forte, que beneficiará diretamente destinos turísticos como Porto Seguro. Com treze voos semanais diretos entre Salvador e cidades europeias — sete de Portugal, três de Paris e três de Madri —, as expectativas são de que essa conectividade incentive o fluxo de turistas europeus para destinos regionais, aumentando a demanda por voos pleiteados para Porto Seguro.
O destino Porto Seguro já é amplamente visitado por turistas europeus que chegam ao Brasil através de outras rotas. Com o lançamento do voo Salvador-Paris, a cidade ganha um potencial novo para atrair mais visitantes da Europa por meio da capital baiana. Segundo o secretário municipal de Turismo de Porto Seguro, Guto Jones, a ampliação de voos de Salvador para Porto Seguro é uma prioridade que está em negociação com duas companhias aéreas, com o objetivo de facilitar ainda mais o acesso internacional. Essa conectividade promete impulsionar o turismo local e fortalecer os segmentos de ecoturismo, turismo étnico e religioso, em linha com o plano de diversificação turística da cidade.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que as ações planejadas para 2025 buscarão consolidar o Brasil como um destino competitivo no cenário global, e Porto Seguro, com sua variedade de atrações e segmentos turísticos, é visto de forma otimista e sucesso. A cidade, já conhecida por suas praias, fortalece seu apelo com novos segmentos turísticos, como o gastronômico, esportivo, étnico, religioso, regenerativo, charme e de casamentos, oferecendo uma gama diversa de atrativos que contribuem para o desenvolvimento contínuo do turismo. Assim, Porto Seguro se posiciona como um destino de referência, refletindo o compromisso em continuar inovando e ampliando as oportunidades no setor.
Por: Ascom Pref. Porto Seguro