A Prefeitura de Porto Seguro está intensificando suas iniciativas para conscientização, prevenção e combate à dengue no município. A medida surge em resposta ao aumento da proteção do mosquito Aedes Aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya, especialmente nas vésperas do verão.
O foco principal dessas ações é garantir que o ambiente esteja em condições ideais para impedir a formação de criadores do mosquito Aedes. Durante as atividades, equipes de agentes de saúde realizam inspeções em imóveis, concentrando esforços na eliminação de possíveis focos de mosquitos.
Em áreas onde foram registrados casos de dengue, zika ou chikungunya, a Prefeitura implementou bloqueios espaciais, utilizando inseticidas. Além disso, são realizadas campanhas de conscientização para alertar a população sobre os riscos à saúde associados à presença do mosquito e orientar sobre as formas de eliminação.
Débora Rosa, superintendente de Vigilância em Saúde, explica a importância da colaboração da população nesse esforço conjunto. “O verão é o período mais propício para a proteção do mosquito, devido ao clima quente e chuvas intermitentes. Por isso, é fundamental que toda a população evite o armazenamento inadequado de água”, destaca.
Informações: Prefeitura de Porto Seguro