Mais agricultores e famílias em situação de vulnerabilidade social estão sendo beneficiadas no município com a realização, na manhã de 16 de abril, pela Prefeitura de Porto Seguro, de mais uma compra do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Através do programa, a prefeitura adquire alimentos de pequenos produtores rurais e repassa para entidades comunitárias, que prestam serviço a famílias carentes.
O cadastramento dos agricultores, fiscalização da produção e compra dos produtos é realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e o credenciamento das entidades beneficiadas, além da distribuição dos alimentos fica a cargo da Secretaria Municipal de Assistência Social. Nesta etapa do programa foram adquiridas 13 toneladas de produtos, com o investimento de aproximadamente R$ 100 mil.
De acordo com o coordenador do PAA na Secretaria de Agricultura, Jairo Teixeira, esta é a terceira compra do mês, beneficiando agricultores e suas famílias, dos assentamentos Santa Maria, Irmã Dulce, Milton Santos, Gildásio Sales e Acauf, além dos distritos de Vera Cruz e Vale Verde. Entre os itens adquiridos estão hortaliças; frutas como banana, maracujá, laranja e mamão; e legumes, como milho, aipim, batata doce, jiló, quiabo, tomate e maxixe.
O coordenador destaca que o PAA atende todas as localidades do município, incluindo aldeias indígenas. E destaca a importância do programa, por estimular e potencializar o plantio por parte dos pequenos produtores, e também por beneficiar instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. “O agricultor antes plantava basicamente para vender nas feiras. Hoje, muitos deles viraram grandes produtores que têm a garantia da venda de seus produtos para a prefeitura”.
Fonte: Ascom Pref. Municipal de Porto Seguro