O IBGE divulgou nesta terça-feira, 08 a produção industrial da Bahia que registrou crescimento tanto em agosto de 2024 em relação a julho (0,8%) quanto em comparação ao mesmo mês do ano anterior (5,6%). Esses dados foram divulgados pela Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) Regional, do IBGE.
Em relação ao mês anterior, a indústria baiana se destacou com um desempenho superior à média nacional, que teve uma variação positiva de apenas 0,1%. O estado alcançou o terceiro melhor índice entre os 15 locais analisados, atrás apenas de Ceará (2,7%) e Minas Gerais (1,8%).
Comparando com agosto de 2023, a Bahia teve o quarto resultado positivo consecutivo, com um crescimento de 5,6%, superior à média nacional de 2,2%. Entre os 18 locais pesquisados, a Bahia ocupou a quinta posição em termos de crescimento.
Dentre as atividades da indústria de transformação, cinco das dez analisadas apresentaram aumento na produção. O refino de petróleo foi o principal responsável pelo crescimento, com uma alta de 12,3%. Essa atividade é a mais significativa para a estrutura industrial do estado, respondendo por quase um terço do valor industrial gerado na Bahia.
Além do refino, a fabricação de produtos químicos também teve um desempenho notável, com crescimento de 21,5%. Já a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos registrou a maior taxa de crescimento (41,4%), embora tenha um peso menor na indústria baiana.
Por outro lado, a indústria extrativa caiu 13,0%, marcando o quarto mês consecutivo de retração. Entre as atividades que apresentaram queda, a fabricação de produtos alimentícios e a preparação de couros registraram uma retração de 8,3%, enquanto a fabricação de celulose, papel e produtos de papel caiu 5,9%.
Nos primeiros oito meses de 2024, a produção industrial da Bahia acumula um aumento de 2,5%, abaixo da média nacional de 3,0%. Em termos de comparação anual, a produção baiana também cresceu 2,5% nos 12 meses encerrados em agosto, quase idêntica ao resultado nacional (2,4%).
Esses resultados indicam um panorama de recuperação na indústria baiana, destacando a resiliência em determinados setores mesmo em meio a desafios econômicos as informações são da Seção de Disseminação de Informações do IBGE na Bahia (SDI-BA).