Nos dias 19 e 20 de janeiro, a comunidade do distrito de Trancoso, em Porto Seguro, realizou umas das celebrações mais tradicionais do Calendário de Eventos Oficiais da cidade: a Festa de São Sebastião, conhecida como “Viva Bastião!”. Organizada neste ano de 2025 com dedicação pelo festeiro Bibo Balestra, da NAMPUR, a festa reuniu moradores, fiéis e turistas em um encontro religioso e cultural.
A festividade teve início na noite do dia 19, com uma missa especial ministrada pelo padre Marconi, na Igreja São João Batista, às 19h. Logo após, o clima de festa tomou conta do Quadrado com o “Samba de Couro”, que trouxe a autêntica musicalidade regional para animar o público.
A celebração continuou com a queima de fogos à meia-noite, iluminando o céu de Trancoso, e apresentações de artistas locais, incluindo Trio Marajó e Edinho Caraíva, já a “Folhinha Verde” encerrou a madrugada com muita animação. As atividades começaram cedo no dia 20, com a tradicional busca do mastro às 5h, um momento carregado de simbolismo. Após o retorno, os participantes foram recepcionados com um café da manhã especial na Casa das Festas.
Ao longo do dia, a programação seguiu com um almoço comunitário e outra missa na Igreja São João Batista, reafirmando a devoção ao santo padroeiro. A procissão às 17h, seguiu com a imagem de São Sebastião, simbolizando a fé que une gerações. O encerramento foi marcado pela subida do mastro, um dos momentos mais aguardados, no fim da tarde.
“A festividade faz parte da cultura viva do Quadrado de Trancoso, com as tradições que seguem mais fortalecidas. Todavia, neste ano, o evento ainda contou com a projeção mapeada na igreja, em que a Prefeitura reforçou essa identidade com imagens de pessoas da comunidade de Trancoso, como seu Flow, e outras histórias, de moradores locais da época”, descreve a secretária adjunta do Litoral Sul, Alessandra Quaresma. “Turistas de diversas regiões prestigiaram a celebração, atraídos pela riqueza cultural e pelo calor humano da comunidade local”, destaca o secretário de Turismo, Guto Jones, acrescentando que a música, as danças, a culinária típica e a fé compartilhada fazem deste evento um marco no início do ano em Porto Seguro. Para o prefeito, Jânio Natal, a Festa de São Sebastião em Trancoso é mais do que um evento religioso; é uma experiência que conecta tradição, cultura e espiritualidade”, frisou o prefeito.
As festividades também aconteceram em Caraíva e na sede do município, com muita devoção e programação que reuniu a comunidade.
Ascom Prefeitura de Porto Seguro