Eventos das áreas esportiva, médica, gastronômica e de inclusão trouxeram milhares de visitantes à Bahia, no último fim de semana, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). O órgão mantém um calendário anual de incentivo a iniciativas que movimentam serviços turísticos e aquecem a economia.
A 55ª Regata Aratu-Maragojipe cumpriu o trajeto de 65 quilômetros pelas águas da Baía de Todos-os-Santos e do Rio Paraguaçu, a maior competição de percurso do Brasil, realizada pelo Aratu Iate Clube, em parceria com a Via Náutica Consultoria & Eventos. Mais de mil pessoas, entre velejadores, colaboradores e familiares, participaram das atividades, que atraíram brasileiros de 10 estados, norte-americanos, argentinos e franceses. Os visitantes aproveitaram para conhecer pontos turísticos de Salvador.
Ainda na capital, o Centro de Convenções, na Boca do Rio, recebeu cerca de três mil profissionais que acompanharam o 13º Congresso Nacional de Imagem Cardiovascular e o 26º Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia. Participantes do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina e Paraguai discutiram avanços em suas especialidades médicas e fizeram passeios pela cidade. Na Arena Viva Praiana, em Armação, a Festa Preciosa marcou o Mês da Visibilidade Lésbica, celebrado em agosto, que reuniu 700 integrantes do movimento LGBTQIAPN+. Já na Cidade Baixa, houve o Festival Gastronômico da Feira de São Joaquim, com mais de dois mil baianos e turistas, feijoada e muito samba.
A programação teve, também, uma etapa do Rally dos Sertões, com 400 pilotos passando pelos municípios de Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória, na zona turística Caminhos do Oeste; e o Bahia Day, que promoveu a cultura do estado em Manchester (Inglaterra), ao som de Carlinhos Brown e Olodum, uma festa organizada pelo Esporte Clube Bahia.