Começa hoje (1) a 6ª edição do Festival Esquina do Mundo em Arraial d’Ajuda, Porto Seguro (BA). Com o tema “Gastronomia que Acolhe”, o evento vai até 16 de novembro, tem a Veracel Celulose como uma das patrocinadoras master e contará com dois dias de exposição e venda de produtos da agricultura familiar de comunidades apoiadas pela companhia.
O Festival, que já é uma tradição na região, promete superar o sucesso de 2023, quando 50 estabelecimentos participaram e mais de R$3,2 milhões foram injetados na economia local. Este ano, nos dias 15 e 16 de novembro, os produtores rurais apoiados pela Veracel apresentarão itens como frutas, mel, hortaliças e doces, integrando a gastronomia regional e fortalecendo a economia sustentável.
A agenda do Festival também promoverá o 1º Encontro de Negócios da Cadeia Agroalimentar em 05 de novembro. Trata-se de um encontro fechado entre produtores e representantes de restaurantes, cabanas de praia, hotéis, pousadas, mercados e panificadoras com o propósito de promover a valorização dos produtos da agricultura familiar. Em um café da manhã especial, o momento promoverá oportunidades de relacionamento e novos negócios entre estes estabelecimentos e os produtores das comunidades apoiadas pela Veracel.
“A gastronomia é uma cadeia que integra muitos negócios, se inicia no campo e se estende até a mesa do consumidor. Nessa linha, o Sebrae apoia tanto os empreendimentos estabelecidos no campo quanto na cidade. A Rodada de Negócios é uma oportunidade para integrar essas pontas da cadeia e gerar valor e renda localmente em uma iniciativa mostra a força que parcerias estratégicas e a união de marcas fortes têm para impulsionar o desenvolvimento econômico. Juntos, fortalecemos toda a cadeia produtiva, promovendo a valorização de cada elo e assegurando sustentabilidade e inovação para o setor”, destaca Alex Brito, gerente regional do Sebrae no Extremo Sul da Bahia.
“O encontro de negócios, junto com o Festival Gastronômico, cria uma importante sinergia entre a agricultura familiar e a gastronomia, ampliando a plataforma de negócios das comunidades e fortalecendo a identidade regional do Sul da Bahia. Ao oferecer alimentos cultivados de forma sustentável e local, esses pequenos produtores da agricultura familia incorporam o tema ‘Gastronomia que Acolhe’, valorizando as histórias, as tradições e as pessoas que estão por trás de cada ingrediente que chega às nossas mesas”, destaca Izabel Bianchi, coordenadora de Responsabilidade Social da Veracel.
As ações realizadas durante o Festival fazem parte das iniciativas vinculadas à plataforma de agricultura familiar que está sendo estruturada pela Veracel e que ajudará na gestão dos diversos projetos socioprodutivos desenvolvidos com as associações de agricultura familiar locais, além de funcionar como uma rede para ampliar oportunidades de negócios e atrair novas parcerias para as comunidades produtoras.
Mais informações sobre o Festival Esquina do Mundo
O Festival Esquina do Mundo é uma realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Costa do Descobrimento com correalização da Prefeitura de Porto Seguro juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e conta com patrocínio da Veracel Celulose e Cerveja Estrella Galícia.
A proposta do festival é de que os estabelecimentos elaborem pratos que vão além dos sabores e despertam memórias únicas numa atmosfera onde todos se sentem bem-vindos e representados, é o acolhimento e afeto em forma de comida. Serão 6 categorias, divididas em: Prato Principal, Petiscos, Lanches e Pizzas, Sobremesas e Sorvetes, Drinks e uma nova categoria Café da Manhã (para que se possa abranger a reconhecida e premiada hospitalidade dos hotéis locais).
Mais informações e a programação do evento estão nas redes sociais do festival @festivalesquinadomundo.
Sobre a Veracel
A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território e a única empresa do setor a manter um hectare de preservação ambiental para cada hectare de plantio de eucalipto destinado para a sua operação. A consultoria Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil pelo 6º ano consecutivo e a terceira melhor da Bahia em 2024.
Imprensa Veracel